domingo, maio 08, 2016

Muito obrigada, mãe querida

Missão mais importante de todas
Mãe... Jamais conseguiremos dimensionar com exatidão o valor dessa pequena palavra do nosso idioma, até nos transformarmos em uma. Impressionante como esse lindo milagre ocorre desde o princípio, como num piscar de olhos - de repente, passamos a compreender melhor esse amor sem medidas e o cuidado repleto de preocupações. Nos arrependemos de toda mágoa que lhe causamos e até passamos a concordar com as repreensões feitas ao longo da vida, ao percebermos que tudo foi para o nosso bem.

A vida de toda mãe passa por uma grande mudança de um momento para o outro, e isso também é um milagre do amor. Certa vez deixei um bilhete para uma amiga que havia acabado de descobrir que seria mãe, e quero compartilhá-lo com todas as mães neste dia:

"A partir de agora, você não vai mais dormir até tarde, ou melhor, talvez nunca mais durma como antes. Com certeza, faltará tempo para fazer tudo aquilo de que você mais gostava. Compras? Só se sobrar dinheiro, depois de olhar tudo o que seu pequeno está precisando. Cuidar de si mesma passará a ser secundário - primeiro seu pequeno amor. Sua casa não ficará mais sempre impecavelmente arrumada e limpa. Você vai engordar e seu corpo sofrerá mudanças. Irá chorar com mais frequência e quase sempre por preocupação. Mas quer saber se tudo isso vale a pena? Sem sombra de dúvidas! Ser mãe é o maior presente, a maior dádiva que uma mulher poderia receber; é a expressão máxima do amor de Deus."

E hoje acrescento, ainda, que ao nos transformarmos em mães recebemos de Deus um dos dons mais importantes que há: o de conceber um ser que nasce para ser eterno. É uma grande responsabilidade e também uma bela missão que não deixa de ser extremamente gratificante, ao vermos cada passo, cada etapa da vida dos filhos ser vencida.

Sigamos os ensinos de Deus para o encaminhamento de nossos pequenos filhos, que são verdadeiras páginas em branco a ser preenchidas por todos os momentos da vida:  

"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração. E as ensinará a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te" (Deuteronômio 6:6, 7).

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6).

Enfim, termino com um agradecimento a todas as mães que desempenham a nobre tarefa de conduzir os filhos de Deus neste mundo:

Pelas noites mal dormidas, pelas lágrimas derramadas, pelas palavras de alento, pela certeza da sua proteção e, acima de tudo, pelas inúmeras vezes que você dobrou os joelhos e elevou suas orações ao Céu por mim, meu muito obrigada, mãe querida.

(Michela Borges Nunes é advogada e editora do blog Mapa na Mão)