terça-feira, maio 31, 2016

Neandertais e evidência de design numa caverna

Estruturas encontradas na França
No fundo de uma caverna na região sudoeste da França, pesquisadores encontraram evidência de construções humanas antigas. A estrutura, porém, foi feita há cerca de 176 mil anos [segundo a cronologia evolucionista], o que significa que não foi criada pelo homem moderno, e sim pelos nossos “primos”, os neandertais. A descoberta acaba de ser publicada na revista Nature. A primeira exploração documentada da caverna de Burniquel aconteceu em 1990, quando algumas pessoas forçaram a entrada do local, que estava selada havia milhares de anos. Lá dentro encontraram um tesouro para a ciência: rastros de uma espécie de urso que não existe mais. Suas pegadas, marcas de garras, pelo e tocas para hibernação foram preservadas de maneira extraordinária no solo fofo do interior da caverna. Ao avançar mais 336 metros no túnel, porém, os exploradores descobriram algo ainda mais incrível: uma série de estruturas formadas de fragmentos de estalagmites. Logo ficou claro que aquelas formações não eram naturais. Foi apenas em 2013, no entanto, que pesquisadores, liderados por Jacques Jaubert, da Universidade de Bordeaux (França), estudaram as estruturas. Amostras coletadas das estruturas mostraram que elas têm cerca de 176 mil anos.

Como os primeiros neandertais eram os únicos humanos vivendo na Europa nessa época, é possível concluir que eles foram os criadores dessas estruturas. Isso faz delas não apenas as mais antigas construídas pelos neandertais, como também uma das primeiras construções feitas por humanoides em geral.

Cada estrutura em forma de circunferência ou semicircunferência é composta de estalagmites mais ou menos do mesmo tamanho, sendo que algumas contam com uma coluna de fragmentos empilhados e outras com suportes laterais para impedir que a estrutura desabasse.

Enquanto a finalidade da estrutura ainda é um mistério, é possível observar algumas pistas. Muitas regiões das estalagmites parecem ter sido queimadas, o que indica que elas podem ter sido usadas como um local para fogueiras. Essa descoberta também mostra que os neandertais já tinham organização social, controle do fogo e já exploravam sistemas de cavernas.

Mais estudos podem tentar determinar se essas estruturas eram feitas e utilizadas regularmente ou se foram apenas um “acidente” pontual.


Nota 1: Por que será que nenhum pesquisador propôs uma causa natural para o achado? Afinal, fora ele, não há qualquer evidência da passagem de seres inteligentes por ali (a menos que o urso fosse inteligente o bastante para fazer aquilo). Note bem: trata-se de simples estruturas organizadas de alguma forma... Então, por que esses mesmos pesquisadores, quando veem inúmeras evidências de design inteligente na natureza, não chegam à mesma conclusão, de que alguém inteligente passou por ali e criou/organizou essas estruturas? Por que, quando estudam o DNA, não concluem que a tremenda quantidade de informação organizada de maneira específica aponta para uma Fonte de informações? Veja o que o físico Eduardo Lutz escreveu sobre o processo da visão: “O sistema óptico do olho (cristalino, humor aquoso, humor vítreo, etc.) projeta imagens na retina. Existem cinco camadas mais relevantes na retina, cada uma responsável por uma parte do pré-processamento da imagem. As primeiras três são de sensores, diferenciadores e integradores. As demais preparam a informação para ser enviada ao cérebro pelo nervo óptico. No cérebro, essas informações, que chegam por um feixe de neurônios, passam por camadas neurais responsáveis por processar diferentes aspectos das imagens. Se observarmos a atividade da primeira camada, veremos que ela reproduz geometricamente os mesmos padrões das imagens originais. Depois vão sendo extraídas ‘features’ até haver um rico conjunto de informações levadas à parte consciente.” Se você encontrasse no fundo de uma caverna um mecanismo capaz de fazer tudo isso, qual seria a sua conclusão? Sim, a mesma dos cientistas na França. [MB]

Nota 2: Não sei se foram mesmo os neandertais que fizeram aquilo, mas uma coisa é certa: está mais do que provado que eles eram plenamente humanos, e não “primos” mais antigos do Homo sapiens sapiens. [MB]