quinta-feira, junho 09, 2016

Estudante adventista sofre discriminação em escola

Por causa da religião
Uma estudante de 21 anos procurou na sexta-feira (3) a Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina para registrar uma ocorrência, pois estaria sendo vítima de discriminação religiosa na Escola Estadual Nair Palácio de Souza, em Nova Andradina (MS). Segundo a ocorrência policial, a jovem disse que está sendo perseguida na escola. Acredita ela ser pelo fato de que não vai à escola às sextas-feiras [após o pôr do sol], por ser da religião Adventista que professa a guarda do sábado. Ainda contou que está sendo prejudicada nas matérias. Chegou a procurar a coordenação do estabelecimento de ensino escolar para verificar a situação. A coordenadora teria informado que a jovem não poderia faltar nenhum dia a mais, informando que ela deveria assinar um termo de ciência, no qual foi advertida pelas faltas. No entanto, a jovem não assinou e solicitou uma cópia do documento, o que foi negado pela coordenadora, que saiu da sala exaltada, dizendo: “O colégio não precisava de alunos faltosos.”

De acordo com a vítima, toda vez se sente constrangida pelo assunto, e eventualmente é chamada na coordenação pelas faltas, assim como pelo motivo de sua religião e, em todas as ocasiões que se dirige à coordenação da escola, sai de lá passando mal. “Diante disso, decidi denunciar formalmente a situação às autoridades”, disse no registro da ocorrência.

A reportagem tentou contato com a escola, porém, ninguém atendeu às chamadas devido ao fato de ser fim de semana.


Nota: Fico pensando se se tratasse de discriminação de gênero... Talvez ganhasse repercussão nacional em um grande jornal. [MB]