sexta-feira, junho 17, 2016

O livro que o surpreendeu

Olá, sou aluno do Colégio Adventista (unidade de Londrina, PR), curso o ensino médio, e li o livro A Descoberta: A Experiência que Revolucionou a Vida de um Cientista Ateu. Gostaria de dizer o que achei da leitura.

Primeiramente, ganhei esse livro inesperadamente, numa aula de Religião. O professor de Religião (pastor Amilton) chegou à sala com o livro e disse que iria sorteá-lo. Felizmente, fui sorteado, e admito que, à primeira vista, não esperei ver muita coisa interessante no livro. Nada contra, mas nunca gostei de ler livros do tipo autoajuda e, como sabemos, a Igreja Adventista os distribui anualmente [sic], e acho que foi por isso que não comecei com uma visão positiva desse livro. Porém, vocês, Denis e Michelson, conseguiram me surpreender!

A primeira coisa que vi (e que geralmente os leitores veem num livro) foi a capa [arte do designer Eduardo Olszewski]. Eu, sinceramente, a achei muito bem-feita e bonita. Tem todo o ar de mistério no fundo estrelado, além de a capa terminar na parte de cima com equações, o que foi uma jogada ótima; deu um toque a mais na capa.

A segunda coisa que fiz foi ler a sinopse e as abas do livro. Achei a proposta realmente interessante, e fiquei ansioso para saber o que me esperava.

Alguns dias depois, comecei a ler o livro. Achei uma leitura muito fácil, e também muito leve – coisas que me impulsionaram a terminar o livro em somente dois dias. Adorei o jeito que vocês trabalharam o tema do criacionismo, e ainda conseguiram alocar um romance no meio! Muito bem escrito! A cada página que eu lia ficava mais empolgado para saber o fim da história. Além disso, posso acrescentar também uma coisa que achei demais no livro: todas as referências científicas (livros, teses, teorias, animais) realmente existem no mundo real e, ao ler, consegui entender o que cada referência queria dizer. É como se tivéssemos uma conversa com o livro; como se a história fosse alcançável às nossas mãos – e em certa medida é mesmo.

O romance também é bem estruturado; todas as motivações e sentimentos. Não ficou algo clichê nem tão “melado”; ficou algo realmente bom. Você acompanha os personagens crescendo; você os vê se desenvolverem, mudarem. Tem a oportunidade de se apaixonar pelos personagens, o que é ótimo!

Sou católico e, mesmo assim, concordo com tudo o que está no livro (exceto com a parte do sábado; porém, como o livro é adventista, entendo por que essa parte está lá e achei correto da parte de vocês a incluírem). Além de ser uma ótima história, o livro é ótimo também para fortalecer a fé. Essa leitura me provou mais uma vez que Deus existe. Gostei também dos valores familiares que estão inseridos no livro. O mundo está precisando mais disso. Vocês deveriam continuar com esse trabalho. Mais pessoas precisam ouvir essa mensagem.

Por fim, para quem no começo não tinha ido com a cara do livro, eu realmente gostei muitíssimo! Foi um dos melhores livros que já li, e com certeza vocês deveriam escrever mais obras como essa. Muito obrigado pela oportunidade de ler o livro (já recomendei).

(Enzo Miyauti é aluno do 1º ano do ensino médio no Colégio Adventista de Londrina)

Clique aqui e adquira o seu livro A Descoberta.