quinta-feira, junho 09, 2016

O perigo de olhar para o celular na frente dos filhos

Cuidado com esse muro!
Indiscutivelmente, um dos novos vícios dos pais da atualidade é ficar olhando o tempo todo para a tela do celular. Estamos tão acostumados a verificar e-mails e redes sociais o tempo todo, que acabamos fazendo isso quase sempre na frente de nossos filhos, não dando a eles a devida atenção. Encontrei alguns textos bem interessantes falando sobre esse assunto em sites internacionais e decidi traduzi-los e resumi-los para postar aqui no blog. Veja que interessante:
  
De acordo com um novo estudo realizado por psicólogos da Universidade de Indiana, os pais que ficam olhando o telefone enquanto estão nas horas livres com seus filhos podem criar os filhos com déficit de atenção. A pesquisa mostra que a atenção é totalmente afetada pela interação social. “Os cuidadores que se mostram distraídos, ou cujos olhos não focam nos filhos enquanto brincam, parecem ter um impacto negativo enorme na atenção dos bebês num estágio-chave do desenvolvimento”, disse o líder do estudo, Chen Yu. “Eles aprendem observando-nos a como ter uma conversa, como ler expressões faciais de outras pessoas. E se isso não está acontecendo, as crianças estão perdendo marcos importantes de desenvolvimento.”

Além disso, estudos mostram que as crianças estão desenvolvendo obsessão por tecnologia, por meio dos exemplos das mães e dos pais, e isso está começando a afetar a saúde mental e o desempenho escolar.

“Há uma tendência alarmante de pais ignorando seus filhos de todas as idades, dando mais atenção a seus telefones e tablets do que aos seus arredores imediatos.”

Consequentemente, as crianças podem sentir que não estão recebendo a atenção de que precisam. “As crianças que necessitam de capacidade de resposta dos pais quando estão com raiva, tristes, frustradas ou animadas, agora acham que devem competir por isso, é quase como lidar com a rivalidade entre irmãos. Só que o rival é um novo dispositivo eletrônico. Essa tendência, se não for controlada, pode levar a problemas psicológicos.”

O assunto está tão em alta que na China fizeram uma campanha chamada “Phone Wall” (Telefone Parede) para conscientizar as pessoas sobre a gravidade dessa barreira que os telefones geram entre pais e filhos.

Abaixo veja quatro razões básicas para deixar o telefone bem longe enquanto você está com seus filhos:

1. Autoestima positiva. Dando atenção quando as crianças estão fazendo coisas positivas, constrói-se a autoconfiança. Se respondermos com entusiasmo às suas tentativas de aprender e descobrir coisas novas, garantimos que as crianças vão continuar tentando. As crianças precisam de nosso “olho no olho”, de nossa aprovação e encorajamento.

2. Segurança emocional. Dar às crianças a atenção positiva também impacta em sua segurança emocional. Quando as crianças sabem que seus pais estão prestando atenção no que estão fazendo, elas desenvolvem confiança.

3. Desenvolvimento das crianças. Bebês se desenvolvem quando as pessoas fazem contato visual e falam diretamente com eles. Estão aprendendo as palavras e comportamentos a partir do exemplo. A conversa constrói.

4. Prioridade. Os filhos precisam ser nossa prioridade e não nossos telefones. Para a criança crescer, ela precisa de nós.