segunda-feira, julho 11, 2016

Islâmicos consideram mulher “mamífero não humano”?

Trata-se de outro boato internético
Com base em uma notícia falsa veiculada no site World News Daily Report, o blog Islamismo no Brasil publicou a seguinte informação: “Em uma decisão sem precedentes, um painel de cientistas sauditas concluiu que as mulheres são mamíferos, concedendo-lhes os mesmos direitos que outras espécies de mamíferos, como camelos, dromedários e até cabras. O veredito, poucas horas antes do Dia Internacional da Mulher, é considerado ‘histórico’ por alguns especialistas e grupos de defesa dos direitos das mulheres. ‘Este é um grande salto em frente para os direitos das mulheres na Arábia Saudita’, conclui Jane Austen, porta-voz da Libertação Rede de Ação das Mulheres. ‘Pode parecer muito pouco, tarde demais, mas é verdadeiramente um evento marcante para todas as mulheres da região’, diz ela, visivelmente animada. ‘De agora em diante, as mulheres serão consideradas como membros da classe mamífero, considerando que, antes, mulheres compartilharam o estatuto jurídico de um objeto, semelhante ao de um aparelho em casa’, ela admite. [...] ‘As mulheres ainda estão longe de ser consideradas 100% humanas, mas sua condição vai melhorar drasticamente com essa decisão’, ela acredita firmemente. [...] De acordo com o painel de especialistas, as mulheres ainda são desprovidas de alma, mas têm demonstrado possuir qualidades comuns às espécies de mamíferos, o que explicaria sua capacidade de procriar e amamentar, bem como por que elas estão equipadas com sete vértebras cervicais, uma característica única para as espécies de mamíferos.”

Sim, a notícia é realmente fake (confira), mas levanta novamente a discussão sobre a igualdade entre homens e mulheres. Na Wikipédia há a seguinte informação sobre os direitos da mulher na Arábia Saudita: “Todas as mulheres, independentemente da idade e do estado civil, precisam ter um guardião civil. Além disso, a Arábia Saudita é o único país do mundo onde as mulheres são proibidas de dirigir.”

Pelo que se pode ver, ainda há muito o que se conquistar em termos de direitos da mulher, especialmente em países islâmicos.

No relato bíblico das origens, vemos como, antes do pecado, a mulher foi criada e considerada por Deus como tendo os mesmos direitos do homem. Ambos foram criados à imagem de Deus; ambos tinham domínio sobre a criação e um completava o outro. Eva foi criada de um osso lateral (costela) de Adão, indicando parceria, não superioridade (caso tivesse sido feita de um osso da cabeça) nem inferioridade (caso fosse um osso do pé).

Embora a Bíblia revele o machismo que passou a predominar no mundo nos milênios subsequentes ao relato da criação e da queda, vemos Deus, ao longo da história bíblica, dando recados muito claros de como considera a mulher: Ele chamou mulheres para o digníssimo ofício profético, para liderar exércitos, para serem discípulas e, quando Jesus veio, isso tudo ficou ainda mais claro pelo fato de Ele ter incluído mulheres entre Seu grupo de seguidores mais próximos. E deu à Maria Madalena a honra de tê-Lo visto antes de todos, depois de Sua ressurreição.

Homens e mulheres, respeitadas suas abençoadas diferenças de gênero, são qualitativamente iguais perante o Criador. Mesmo certos textos de Paulo que são tidos como machistas, quando analisados em seu contexto certo, se revelam claros e condizentes com os costumes da época, sendo, na verdade, até vanguardistas. [MB]