quarta-feira, julho 13, 2016

Pais devem ler para os filhos. Mas cuidado!

Hábito importante, mas com critério
Um estudo da Universidade de Nova York, em colaboração com o IDados e o Instituto Alfa e Beto, mostra um aumento de 14% no vocabulário e de 27% na memória de trabalho de crianças cujos pais leem para elas pelo menos dois livros por semana. O estudo concluiu ainda que a leitura frequente dos pais para as crianças leva à maior estimulação fonológica, o que é importante para a alfabetização, à maior estimulação cognitiva em casa e a um aumento de 25% de crianças sem problemas de comportamento. “Esses dados são bastante impressionantes. Estamos comparando dois grupos que estão dentro do sistema de creches, dentro de um sistema com professores treinados para ler para as crianças. Acrescentamos a leitura dos pais e, quando isso é feito, da forma como foi feito, tem grande impacto”, diz o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira.

Ele explica que a leitura em família é também um momento importante de interação entre pais e filhos. “Esse é o ponto central, levar os pais a conversar com os filhos. Eles podem também levar as histórias para o real, quando estiverem na rua, podem mostrar para os filhos algo que apareceu na história. Essa forte interação tem impacto em outras dimensões cognitivas.”

Mas há que se tomar cuidado com os conteúdos. Não basta ler, tem que saber escolher bem o que se lê. E escolher bem também o que se assiste. Outra pesquisa, intitulada “Pretty as a Pricess”, feita pela universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, concluiu que as famosas princesas da Disney viraram uma referência para a construção da feminilidade entre as crianças. Segundo os responsáveis pelo estudo, a realeza dos clássicos infantis reforça estereótipos de gênero e ainda afeta a autoestima e a segurança relacionada à forma física. “As princesas sugerem um padrão estético e econômico que é muito difícil de ser alcançado, o que não é saudável. É como uma pequena bomba relógio: uma hora as crianças não vão aguentar. Não é coincidência que os índices de depressão na infância estejam tão altos”, diz a psicóloga e professora da Faculdade dos Guararapes Letícia Scorsi. E ela acrescenta: “É preciso que pais e profissionais que trabalham com os pequenos prestem atenção na importância dada aos personagens, pois é na infância que construímos nossa identidade. E não queremos crianças frustradas, pensando que só serão felizes se atingirem essa referência.”

Conceitos questionáveis
Fica claro que a leitura é importante, mas que a seleção dos conteúdos, tanto do que se lê quanto do se assiste é igualmente importante.

Há mais de cem anos, Ellen White escreveu: “Pais e mães, obtenham todo o auxílio que puderem, por meio do estudo de nossos livros e publicações. Tomem tempo para ler para seus filhos nos livros de saúde bem como nos livros que tratam mais particularmente de assuntos religiosos” (Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 138).

Se puder encontrar livros que mesclem um texto agradável com conteúdos edificantes e que ajudem a construir o caráter, tento melhor. Deixo para você como dica de leitura os ótimos livros da Casa Publicadora Brasileira, cujo site é o cpb.com.br.

Boa leitura e bons momentos em família! [MB]