sábado, setembro 24, 2016

Uma edição emblemática (e não é por causa do Lula)

Que a Veja odeia o Lula e o PT, isso não é novidade e também não se pode condená-la por isso. Mas ela também parece “odiar” outras ideologias, além da petista. E a edição desta semana deixou isso bem claro, mais uma vez. Há algumas semanas, a revista publicou um artigo pró-ateísmo e ignorou as manifestações contrárias (como esta). Sempre que pode, cutuca os criacionistas e não lhes concede direito de resposta, como se eles fossem réus do Mensalão ou do Lava Jato. Nunca (pelos menos nas duas décadas em que acompanho a revista) foi dado espaço ou feita uma entrevista com algum defensor do criacionismo, a fim de que se pudesse explicar do que, afinal, se trata esse modelo conceitual.

Como se não bastasse tudo isso, nesta semana, Veja publicou um artigo em que o autor defende com todas as letras o aborto (confira aqui). Mas a semanal não conseguiu evitar que outro entrevistado desse uma lição de vida e promovesse valores típicos do cristianismo. Trata-se Nick Vujicic, o palestrante e escritor que nasceu sem pernas nem braços. “Sou cristão e me casei virgem. Para mim, sexo fora do casamento acontece para que as pessoas preencham um vazio. Esse vazio pode ser preenchido ao se estabelecer uma relação sólida com a religião.”

Vujicic é casado desde 2012 e tem dois filhos. Ao lado da entrevista, uma foto estampa a página inteira e traz o filho de Vujicic lhe dando um abraço. Coisa linda! Valorização da vida, da família, da fé e da pureza sexual. Muito provavelmente esperavam que ele falasse de superação, apenas, mas ele falou também de religião e de crença como elementos capazes de preencher o vazio mesmo de pessoas como ele, com tremendas limitações físicas.

Aí, numa atitude de quase compensação, curiosa e “coincidentemente”, na página seguinte à da foto do pai com o filho, estão as fotos de Charles Darwin e da nadadora norte-americana Katie Ledecky. Ambos também tiveram que superar dificuldades, mas, peraí!, nada que se compare à luta do cristão Vujicic.

Na seção “Página Aberta”, um ser humano “normal” diminui o valor da vida humana; depois, um cristão sem membros revela o segredo para a completude na vida; seguido da foto do naturalismo ídolo inglês cujas anotações foram transformadas em livro e conquistaram o mundo. Três pessoas e duas posturas que sintetizam a opinião de boa parte da humanidade: para alguns, a vida não vale tanto assim, afinal, tudo surgiu casualmente e continua existindo sujeito aos meandros do acaso; para outros, a vida foi planejada, tem propósito e deve ser valorizada.

Realmente, uma edição emblemática. Com ou sem o Lula na capa. [MB]