sexta-feira, setembro 02, 2016

Vídeo choca ao mostrar como gelatina é feita


Um vídeo que mostra todo o processo de produção de balas de goma, marshmallows e outros produtos populares da confeitaria que levam gelatina chocou os usuários na internet. Com mais de sete milhões de visualizações, ele provocou um debate acalorado entre os internautas, que descobriram que a base da produção consiste no aproveitamento das carcaças de suínos, segundo informações do jornal inglês Daily Mail. O vídeo, compartilhado no Facebook pela usuária Alina Kneepkens, foi intitulado “Gelatin – the Real History” (Gelatina – A história real) e em apenas três dias provocou um intenso debate, gerando mais de 14 mil comentários. Pessoas indignadas deixaram suas opiniões em relação ao processo de produção da gelatina. Antes de chegar ao formato dos doces que conhecemos, a produção revela todos os passos utilizados pelos fabricantes – incluindo a queima de carcaças de porcos, remoção da carne e da pele, até o aproveitamento de tendões, ossos e ligamentos.

Entre os comentários, usuários reivindicavam a valorização da vida dos animais, afirmando que eles têm o mesmo direito de existir no planeta. Enquanto outros diziam que nunca mais permitiram tais doces novamente em suas casas. “Parte meu coração ver esses seres inocentes sendo assassinados, escravizados e tendo seus bebês tirados apenas para a ganância humana e nada mais”, escreveram.

Havia ainda os que defendiam o processo, dizendo que os restos e carcaças deveriam ser aproveitados, ao invés de jogados no lixo. “Tudo o que vejo é o uso completo do animal. Nada é desperdiçado. Nós comemos os animais, que são projetados para isso [!]. O que é importante é o bem-estar deles, desde o nascimento até a morte”, disse um deles, acrescentando que o descarte seria desrespeitoso com a espécie, “que nos forneceu sua própria vida”.

De acordo ainda com o Daily Mail, a gelatina de alguns doces é derivada do colágeno, também utilizado na produção de sorvetes, molhos e alguns iogurtes.


Assista também a este vídeo (em inglês) sobre como os refrigerantes prejudicam os dentes: