quarta-feira, outubro 26, 2016

EUA: pior que a ameaça russa pode ser o colapso financeiro

Em algum momento a ruína virá
Washington está preocupada com a imaginária “ameaça russa”, enquanto há realmente tendências alarmantes no mundo e o sistema financeiro norte-americano está sob a ameaça de colapso, informou a agência United Press International. Muitas potências ocidentais temem uma nova Guerra Fria e consideram que a Rússia é, se calhar, a principal ameaça. Entretanto, isso não passa de um exagero. Primeiro, Moscou não tenciona invadir os países bálticos ou ameaçar os países do Mar Negro que pertencem à OTAN, porque não tem sentido correr o risco de um conflito armado que pode transformar-se em uma guerra nuclear. Segundo, o presidente russo Vladimir Putin tem outros meios para atingir seus objetivos de ampliar a influência e o prestígio russos, opinam os autores da matéria. Além disso, Putin está no cume do seu sucesso, seu rating dentro do país atingiu 80%. É possível que essa popularidade do líder russo seja temporária, mas aos políticos americanos resta apenas sonhar com tal índice de aprovação. 

Ao mesmo tempo, a situação no mundo, da África ao Pacífico, está catastrófica. Grupos terroristas como o Boko Haram e o Daesh (ambos são proibidos na Rússia) espalharam suas atividades por vários continentes. Síria, Líbia, Iêmen e Afeganistão estão mergulhados em conflitos. Caxemira permanece um ponto potencial de novo conflito entre a Índia e o Paquistão. A Coreia do Norte aumenta sua capacidade na área nuclear e a China constrói bases militares nas ilhas.

Entretanto, há mais uma ameaça que deve preocupar os norte-americanos – a frágil estrutura financeira dos EUA, destacou o autor da matéria. “A diferença entre os preços de mercado das ações e o lucro limpo por ação é extremamente inflacionada”, indica o autor. Além disso, destaca-se que atualmente as taxas de juros estão em nível muito baixo, mas cedo ou tarde crescerão. Nesse caso, o indicador das margens de lucro voltará ao nível médio, o que significa que os mercados acionários cairão em 15-25%. “Será um choque grave para muitos investidores”, diz o artigo. O colapso do mercado ainda pode ser evitado, mas, se isso acontecer, será algo muito doloroso para os EUA.


Nota: Se haverá uma guerra ou uma quebradeira econômica geral, só o tempo dirá. Mas, uma coisa é certa: a ilusória estabilidade de que muitos países desfrutam é isto mesmo: ilusória. Uma catástrofe natural pode deflagrar um efeito cascata que abalaria a economia de praticamente todos os países. Uma guerra entre potências teria o mesmo poder. Uma epidemia global, idem. Enfim, os habitantes deste mundo andam sobre uma corda-bamba o tempo todo e parecem não se dar conta disso. Podem pensar que a paz relativa seja duradoura, mas a nuvem pesada que prenuncia a tempestade está lá, apenas esperando o “vento certo”. E quando todas as estruturas humanas falharem, as multidões clamarão por soluções, por liderança, por religião, por um guia moral. E os que estudam as profecias já sabem o que vai acontecer... [MB]