quarta-feira, outubro 26, 2016

Gênesis 1 e sua estrutura em blocos

Deus preparou nosso lar
Um dos pontos importantes, ao analisarmos Gênesis 1, é sua estrutura em blocos. Existe uma introdução e, depois, um bloco para cada dia. Esses blocos são englobados por um superbloco. No fim de cada um dos primeiros blocos, define-se exatamente o que foi feito ali. Os primeiros blocos dizem que Deus separou entre si coisas para dar estrutura ao ambiente para os seres vivos. O verso 2 fala de escuridão e de águas. No verso 3, Deus diz: “Haja luz.” O verso 5 explica que o que foi feito no primeiro dia foi a separação entre a luz e as trevas, sendo que Deus definiu a escuridão como sendo a noite (parte escura) e a luz como sendo o dia (parte clara). E foi a tarde (parte escura, verso 2) e a manhã (parte clara) do primeiro dia. A menos que tenhamos um viés muito estranho, ficará claro para nós que o que está sendo feito nesse bloco é o ciclo noite-dia. Não é a criação de fótons pela primeira vez no Universo, até porque, se fosse, não existiria água no segundo dia (não existe água sem fótons*).

No segundo dia, por meio do firmamento, Deus faz separação entre as águas de baixo e as águas de cima, que Ele chama de “céus”.

No terceiro dia, Deus separa a porção seca (que chama de “terra”) da porção com água (que chama de “mares”).

Nos blocos seguintes, Deus preenche o ambiente estruturado pelas separações dos primeiros dias.

No primeiro dia, separou a noite do dia; no quarto, fez aparecer os dois grandes luzeiros para marcar os tempos.

No segundo dia, criou os céus, separando as águas de cima das de baixo; no quinto, criou as aves, para voar nos céus, e animais marinhos, para povoar as águas.

No terceiro, separou a terra da água; no sexto, criou os animais terrestres e a raça humana.

No sétimo, não há paralelo. Ele descansou (para nos dar o exemplo), abençoou e santificou esse dia.

O assunto de Gênesis 1 é a preparação da Terra e, possivelmente, do Sistema Solar, tudo isso para que houvesse um ambiente adequado para Suas novas criaturas.

Teria a criação do Universo ocorrido no primeiro dia? Só por Gênesis não é possível ter certeza. Mas em outras passagens a Bíblia nos mostra que não. Deus criou todo o Universo? Sim. Exemplo: Hebreus 11:3. O universo já existia quando Deus começou a preparar a Terra para ser habitada? Sim, e já era habitado. Exemplo: Jó 38:7. A Bíblia menciona um tempo ainda anterior a isso? Sim. Exemplo: Provérbios 8:26, que diz que houve uma época (se existe tempo, existe Universo) em que nem mesmo o princípio do pó deste mundo existia. Isso tem que ser muito antes da existência da água mencionada em Gênesis 1:2.

Resumindo: segundo o que entendo da Bíblia, o Universo é muito mais antigo do que a Terra e já era habitado antes da semana de Gênesis 1.

É possível entender de outras maneiras? Sempre, mas às custas de criar hipóteses imaginativas altamente complexas, violando o princípio da busca pela interpretação mais simples.

(Eduardo Lütz é físico e engenheiro de software)

* A água e feita de moléculas, que são feitas de átomos. Para existirem, os átomos dependem da atração eletromagnética entre os elétrons e o núcleo. Para existirem, as moléculas dependem de interações eletromagnéticas entre átomos. Sem fótons, não existem interações eletromagnéticas. A química toda deixa de existir.