quarta-feira, outubro 05, 2016

Os adventistas e os falsos profetas

Porta-vozes de Deus
A Igreja Adventista do Sétimo Dia acredita na continuidade dos dons espirituais, de acordo com a necessidade e a vontade do Espírito Santo, afinal, Ele os distribui como bem entende. Dentre esses dons está o dom profético. Apocalipse 12:17 apresenta algumas características da igreja perseguida pelo dragão (Satanás: Ap 12:9). Lembrando que o fato de uma igreja ser perseguida não significa necessariamente que ela seja a igreja de Deus. O xis da questão não é a perseguição, mas o porquê da perseguição. Afinal, uma igreja ser “perseguida” por falar bobagens e praticar atos reprováveis, inclusive e principalmente diante de Deus, e ser criticada pela sociedade devido a incoerências não qualifica essa igreja como verdadeira por ser criticada. O ponto fundamental é o porquê de a igreja estar sendo perseguida. A igreja pura de Apocalipse 12:17 está sendo perseguida pelo dragão por guardar os mandamentos de Deus – os dez mandamentos, que incluem o santo sábado.

Quando as pessoas procuram obedecer aos dez mandamentos de Deus, enfrentam lutas, provações, obstáculos e perseguições. A igreja verdadeira está sendo perseguida por ter se posicionado ao lado da obediência aos mandamentos de Deus, em vez de trilhar o caminho largo que a maioria das igrejas prefere seguir.

Mas Apocalipse 12:17 apresenta outro ponto relevante que motiva a perseguição contra a igreja de Deus. A igreja verdadeira e que está sendo perseguida mantêm o testemunho de Jesus. O testemunho de Jesus pode ser entendido como várias coisas, mas a Bíblia diz exatamente o que ele é, sem necessidade de suposições. Apocalipse 19:10 diz claramente que o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. E o que é o espírito de profecia? Apocalipse 22:8 e 9 faz um paralelo fantástico com Apocalipse 19:10, trazendo mais luz sobre o assunto. O texto demonstra que quem tem o espírito de profecia são os profetas. O espírito de profecia é o dom profético. Portanto, o testemunho de Jesus é o dom profético. A igreja verdadeira mantém o dom profético.

A igreja verdadeira, aquela que está sendo perseguida pelo dragão, guarda os dez mandamentos e mantém o dom de profecia. A Igreja Adventista do Sétimo Dia cumpre essas características que demonstram que ela é a igreja pura de que fala o Apocalipse. E, diga-se de passagem, é muito perseguida e criticada por guardar os dez mandamentos, inclusive o santo sábado, e por acreditar no dom profético de Ellen G. White.

Com base no que a IASD acredita nesses dois pontos que identificam a igreja verdadeira? A base da IASD é a Bíblia Sagrada, tanto para acreditar na vigência dos dez mandamentos quanto para acreditar no dom profético de Ellen G. White. A Bíblia apresenta uma série de características do dom profético verdadeiro. Tudo na Bíblia que é verdadeiro dá para se provar pela Bíblia. Assim como uma cédula de dinheiro verdadeira só é considerada verdadeira quando apresenta todas as características das notas verdadeiras. Assim também o profeta só será considerado verdadeiro se for aprovado à luz de todas as características do profeta verdadeiro.

Vejamos algumas características, e não temamos identificar quem são os falsos e quem são os verdadeiros.

Atos 20:28-30 apresenta um alerta para a chegada de lobos vorazes dentro do cristianismo para tentar arrastar o rebanho atrás deles. Em outras palavras, dizer que é cristão não significa nada. Não é prova de nada. Falsos profetas estarão no ambiente cristão, tentando se passar por cristãos fiéis.

De acordo com Mateus 7:15-23, os falsos profetas serão identificados pelas obras contrárias aos mandamentos de Deus. O texto é claro em destacar que profetizar, expelir demônios e fazer milagres em nome de Jesus não significa nada se eles praticarem a iniquidade (gr. amomia), que é o desrespeito à lei de Deus. Parafraseando Lutero, se não fizerem a vontade do Pai, expressa nos dez mandamentos, devem ser rejeitados mesmo que façam chover milagres todos os dias.

Por isso Apocalipse 12:17 apresenta o testemunho de Jesus, que é o dom profético, como uma característica parceira dos mandamentos de Deus. E essa parceria está em toda a Bíblia.

Provérbios 29:18 diz: “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.”

Lamentações 2:9, na última parte, diz: “Fala das nações que não têm lei e nem visão os profetas.”

Jeremias 44:23: “Na sua lei e nos seus testemunhos não andastes.” Já vimos que os testemunhos são as mensagens dos profetas, de acordo com Apocalipse 19:10.

Isaías 8:16 diz: “Resguarda o testemunho, sela a lei no coração dos meus discípulos.”

Isaías 8:20: “À lei e ao testemunho! Se não falarem desta maneira, jamais verão a alva.”

O profeta que não guarda os mandamentos de Deus está pelos seus frutos demonstrando que é um falso profeta.

Outra característica fundamental na identificação de um profeta verdadeiro está em 1 João 4:1, 2: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito. Antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.”

O texto alerta para o cuidado que devemos ter com os falsos profetas. Portanto, devemos, sim, provar para ver se são de Deus ou não. A encarnação de Jesus é uma característica importante na identificação dos verdadeiros/falsos profetas. O verdadeiro profeta confessará que Jesus, sendo Deus, Se fez carne e habitou entre nós sem nos destruir com Sua presença. Os falsos profetas jamais aceitarão a divindade eterna de Jesus.

O livro Raciocínios à Base das Escrituras, edição de 1989, página 158, define os falsos profetas como “indivíduos ou organizações”. É interessante essa definição, pois facilita a identificação rápida de grupos de falsos profetas. De acordo com essa definição, qualquer grupo religioso que não guarde os dez mandamentos e/ou que não confesse a encarnação de Jesus, o Eterno, tornando-Se carne para poder habitar entre nós, é um grupo com o qual devemos tomar certos cuidados.

Outra característica para identificar os falsos profetas tem como princípio Amós 3:7: “Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas.” O texto claramente demonstra que Deus revela segredos especiais aos Seus profetas. Tudo o que Deus for fazer, Ele revelará antes aos Seus profetas. Os profetas de Deus saberão de coisas que acontecerão, antes que aconteçam, obviamente. Essa característica do profeta verdadeiro é de revelar o que vai acontecer no futuro. Caso suas profecias não se cumpram, trata-se de um falso profeta (Dt 18:22). [Confira aqui uma lista de 50 falsas profecias.]

Como o profeta recebeu revelações especiais de Deus ou o grupo religioso diz ser o canal de comunicação de Deus, então, se for verdade, nada mais justo que esperar predições corretas sobre o que acontecerá no futuro. Mas se profetizar e não se cumprir, trata-se de falsos profetas. A exceção é para as profecias condicionais, tipo a profecia de Jonas quanto à destruição de Nínive. Como as pessoas se arrependeram, a cidade não foi destruída.

Existem outras características que a Bíblia apresenta, mas com essas já conseguimos identificar os grandes falsos profetas. Agora é com você.

(Vanderlei Ricken é bibliotecário formado pela UFSC)