domingo, outubro 30, 2016

Sons de trombetas nos céus de Jerusalém?

Sinal do fim ou fraude viral?
Anda circulando por aí desde o começo do mês um vídeo em que supostamente são ouvidos sons de trombetas nos céus de Jerusalém, o que alguns rapidamente já associaram com mais um sinal da volta de Jesus ou do fim do mundo. O site Catholicus repercutiu o assunto e as redes sociais trataram de viralizá-lo. No vídeo, pode-se ver uma espécie de arco nas nuvens que se movimentam no céu ao som de algo metálico. Segundo o site, o som já havia sido ouvido em 2013, e a Nasa teria explicado o fenômeno ao dizer que se tratava de placas metálicas (?) se chocando no espaço próximo à Terra. Desta vez, o frenesi foi maior, porque simplesmente se trata de Jerusalém, e tudo o que vem de lá sempre causa mais alvoroço. E aí? Sinal do fim? Fenômeno natural? Mais um boato internético como os que já denunciei aqui e aqui?

A primeira coisa que vem à mente é: Por que há apenas um vídeo do “fenômeno”? Com milhares de turistas que visitam a cidade de Jerusalém todos os dias, munidos de câmeras e celulares, por que apenas um vídeo? Isso não lhe soa suspeito? E por que nenhum jornal local nem mesmo um blogueiro que seja teria divulgado assunto tão alarmante?

Na verdade, essa história de sons estranhos no céu começou em 2011, com um vídeo registrado em Kiev, na Ucrânia. Depois disso, outros vídeos apareceram no YouTube, tendo sido feitos em outras cidades. Uma das explicações é de que se trata de ondas radiofônicas, sendo, portanto, algo natural, uma espécie de som de fundo na Terra. Outros vídeos são apenas montagens mesmo, como aconteceu com um feito no Canadá, e que se tratava de um viral espalhado por uma agência.

Quanto ao vídeo de Jerusalém, é interessante destacar que a versão ou postagem mais antiga dele foi feita no canal RevMichelleHopkinsMann, no dia 3 deste mês. Mas nesse canal há a explicação de que o filme original é de autoria do produtor israelense de vídeos virais Ronen Barany, que postou o tal vídeo alguns dias antes, tendo, em seguida, retirado do ar. O canal de Barany já foi denunciado no passado por uma fraude relacionada com um suposto ataque nuclear no Irã. Apesar de Barany ter negado a autoria do vídeo das “trombetas”, vários canais e youtubers apontam para ele como o autor.

Alguns internautas chegaram a relacionar esse vídeo de Jerusalém com outro assunto polêmico e digno das melhores teorias de conspiração, o tal Projeto Blue Beam (veja o vídeo abaixo). A propósito, o som nem se parece com o de um instrumento musical. É preciso ter muita imaginação para relacioná-lo com o som de trombetas.

Mais uma vez fica a lição de que a melhor atitude a ser tomada nesses casos é não espalhar esses vídeos de origem e conteúdo duvidosos. Isso só traz descredito para quem os divulga e coloca em dúvida as crenças dessas pessoas. Muita gente, com certeza, vai pensar: “É mais um sinal falso da volta de Jesus.” E isso vai dessensibilizando as pessoas de tal forma que, quando elas se depararem com os verdadeiros sinais de que as profecias bíblicas de fato estão se cumprindo (confira), manifestarão igualmente a desconfiança e a descrença.

Às vezes, ser cético é uma boa atitude, especialmente quando se trata de boatos internéticos sem fundamento.

Michelson Borges