domingo, janeiro 08, 2017

Membro do CACP faz ataque gratuito à IASD

Clique na imagem para ampliá-la
O químico e professor da Unicamp Marcos Eberlin é um dos grandes defensores do criacionismo e do design inteligente em nosso país. Eberlin é presidente de uma entidade internacional de espectrometria de massas e também é presidente do TDI Brasil. Além disso, é um batista devoto a Deus e à Bíblia. Ele tem participado de vários eventos promovidos por igreja interessadas em promover o conhecimento da ciência e da teologia. Uma dessas igrejas é a adventista do sétimo dia (IASD), e Marcos já palestrou em vários eventos regionais e nacionais dessa igreja. Meu amigo pessoal, Marcos me concedeu a honra de estar presente à cerimônia da minha ordenação ao ministério pastoral, em março do ano passado. De quando em quando, temos a alegria de nos encontrar como palestrantes em eventos por aí. Considero o Marcos um “parceiro de luta” e um verdadeiro irmão na fé.

Recentemente, em sua página no Facebook, ele postou o vídeo de uma palestra que apresentou no Centro Universitário Adventista de São Paulo (campus Engenheiro Coelho) (veja o vídeo aqui). Vários “likes” mostravam a aprovação dos amigos do Marcos, mas um comentário destoou completamente do “clima” positivo, pois o autor aproveitou a oportunidade para atacar a Igreja Adventista. Ele escreveu: “Ótima palestra. Pena que o lugar está atrelado a uma seita pseudocristã. Continue na batalha meu irmão, pois Deus é contigo.”

Oportunismo e ataque gratuito de Paulo Cristiano da Silva, que é ou já foi (não sei) vice-presidente do Centro Apologético Cristão de Pesquisas (CACP), uma entidade evangélica que vive atacando outras religiões e movimentos os quais considera seitas (leia mais sobre eles aqui e aqui).

É estranho que Paulo Cristiano chame a IASD de “seita”, uma vez que sempre convidamos palestrantes de outras igrejas para tomar parte ativa em nossos eventos criacionistas (como é o caso do Dr. Eberlin, do físico Adauto Lourenço e outros). Sempre trabalhamos em cooperação com outros defensores do criacionismo, como o Dr. Christiano da Silva Neto, batista e fundador da Associação Brasileira de Pesquisa da Criação (ABPC). A Sociedade Criacionista Brasileira (SCB), embora tenha como fundadores e presidentes os adventistas Ruy Carlos de Camargo Vieira e Rui Corrêa Vieira, tem em seus quadros pessoas de outras denominações religiosas. (Confira estas duas postagens que tratam da acusação de ser a IASD uma seita: clique aqui e aqui.)

Paulo Cristiano deveria saber que a IASD exalta a Cristo e crê na salvação pela graça, o que faz dela uma igreja genuinamente cristã (inclusive, entre os livros mais vendidos de uma de suas fundadoras, estão Caminho a Cristo, Vida de Jesus e O Desejado de Todas as Nações). Ele deveria saber também que a IASD é hoje uma das maiores defensoras do criacionismo e da Bíblia. É uma das igrejas que mais distribuem Bíblias e promovem seu estudo sistemático. Em nossas escolas, editoras, igrejas e demais instituições, defendemos a autoridade das Escrituras e a importância do criacionismo, coisa que algumas igrejas têm deixado de fazer. Dois exemplos:

Meu amigo químico Rivelino Montenegro me disse que o maior grupo criacionista da Alemanha (onde ele mora), o Wort und Wissen, é formado basicamente por pessoas que não pertencem à IASD, mas a igrejas que já declararam oficialmente não acreditar no criacionismo. Certa vez, ele participou de um congresso desse grupo e, ao conversar com alguns dos líderes, perguntou: “Como você se sente, já que sua igreja não crê na literalidade da criação?” Um deles olhou meu amigo nos olhos e disse com tom de tristeza: “O que podemos fazer? É a triste realidade que vivemos.”

O outro caso é o do professor Christiano, fundador da ABPC. Vou deixar que você conheça essa triste história por si mesmo (clique aqui).

Espero que Paulo Cristiano um dia vença seu preconceito contra uma das poucas igrejas que ainda seguram a bandeira criacionista de forma oficial.

Michelson Borges