quinta-feira, fevereiro 23, 2017

O carnaval e a busca da saúde pelo motivo errado

Como editor da revista Vida e Saúde, recebo todos os dias muitos releases de assessorias de imprensa. Na semana passada, um desses me chamou a atenção de modo especial. Veja só: “Uma das datas mais aguardadas pelos brasileiros está chegando: o carnaval. Nesta época do ano, é comum as pessoas saírem para dançar, acompanhar trio elétrico ou blocos de rua e desfilar na avenida. Mas, antes de cair no samba, é preciso tomar alguns cuidados com a saúde para aguentar os dias de folia, como preparo físico e boa alimentação.” Depois vem uma lista de conselhos sobre beber bastante água, especialmente após consumo de bebida alcoólica; comer de três em três horas para “manter o pique”; diminuir o consumo de alimentos gordurosos e com muitos aditivos como fast food, para evitar uma intoxicação alimentar; fazer alongamento antes da folia; e, claro, usar preservativo.

São conselhos válidos (a maioria, pelo menos), mas que deveriam ser levados em conta sempre, não apenas em tempo de “folia”. Na verdade, o que mais se vê hoje em dia é a busca da saúde e da boa forma física pelos motivos errados. Há quem pratique exercícios (e até cometa exageros) para exibir o corpo como um troféu da vaidade. Há quem adote dietas mirabolantes e até arriscadas com o objetivo de perder peso a qualquer custo. E há os que se preocupam em manter a saúde para depois perdê-la, como vimos no release acima. Varam as madrugadas consumindo álcool e praticando sexo casual, e acham que beber mais água e cuidar do que come vai ajudar. Vai apenas minorar o problema. DSTs podem ser contraídas, ainda que se use o preservativo. O vírus HPV, por exemplo, causador de câncer de colo do útero, pode ser pego pelo contato com a pele em torno dos órgãos sexuais e de outras formas. E não se pode esquecer também da “doença do beijo”.

O cristão bíblico busca manter a saúde por motivos bem diferentes. Ele entende que seu corpo é templo do Espírito Santo e que, por isso, deve ser mantido nas melhores condições possíveis. Entende que a clareza mental depende em grande medida daquilo que come e bebe, e que a saúde do corpo se reflete na saúde mental e espiritual. Boa forma, beleza, longevidade e disposição são as consequências dessa atitude, não o alvo principal.

Quer uma alternativa realmente saudável para estes dias de folia? Participe de um retiro espiritual como os que são organizados todos os anos pelas igrejas adventistas espalhadas pelo Brasil e no mundo. Você será bem-vindo.

Michelson Borges