domingo, março 19, 2017

Calças apertadas causam dor nas costas

Quando a vaidade esbarra na saúde
Um novo estudo realizado pela British Chiropractic Association indicou os cinco principais itens no seu armário que podem estar causando dores nas costas. Os quiropraxistas revelaram que, apesar de alguns deles parecem óbvios (como sapatos de salto alto), muitas de nós não imaginávamos os culpados por aquele incômodo que vez ou outra dá as caras. Confira o top 5: (1) calça jeans skinny; (2) bolsas grandes dimensões e usadas de um lado do corpo; (3) casacos com capuz grande; (4) sapatos de salto alto; (5) sapatos abertos na parte de trás. Tim Hutchful, quiropraxista envolvido no estudo, explicou que os jeans de modelo skinny são um problema porque “restringem o livre movimento em áreas como os quadris e os joelhos, afetando a maneira como nos portamos”. E como a postura é um grande fator que contribui para a dor nas costas, usar calças desse corte todos os dias pode contribuir para incômodos fortes ao longo do tempo. [...]


Nota: Sem contar o aspecto inconveniente de revelar as formas femininas, o que vai de encontro ao princípio cristão da decência (leia mais aqui), o uso de roupas apertadas faz mal também para a saúde física. No século 19, Ellen White já havia advertido sobre a inconveniência das roupas apertadas (isso que ela nem estava se referindo à questão da decência, que se soma ao problema de hoje em dia):

“Parte alguma do corpo deve jamais ficar mal-acomodada por meio de roupas que comprimam qualquer órgão, ou restrinjam sua liberdade de movimento. As roupas de toda criança devem ser bastante folgadas a fim de permitir a mais livre e ampla respiração, e arranjadas de maneira que os ombros lhes suportem o peso” (A Ciência do Bom Viver, p. 382). 

“A cada pulsação do coração, o sangue deve fazer, rápida e facilmente, seu caminho a todas as partes do corpo. Sua circulação não deve ser estorvada por vestuários ou cintas apertadas, nem por deficiente agasalho dos membros. Seja o que for que prejudique a circulação, força o sangue a voltar aos órgãos vitais, congestionando-os. Dor de cabeça, tosse, palpitação, ou indigestão, eis muitas vezes os resultados” (ibidem, p. 271).

“O corpo feminino não deve no mínimo ser comprimido... O vestuário deve ser perfeitamente cômodo, para que os pulmões e o coração tenham ação sadia” (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 478).