quinta-feira, março 02, 2017

Eva teve filhos antes do pecado?

Quanto tempo depois do pecado?
O fim do capítulo 3 de Gênesis, que narra a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden, parece demonstrar claramente que só havia os dois ali. Na sequência, temos a informação de que Adão e Eva começaram a multiplicação de sua família já fora do Jardim: “Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz” (Gênesis 4:1). Outro ponto a favor de que eles não tiveram filhos no Jardim é o problema do pecado. Se eles tivessem um filho antes da entrada do pecado no mundo, não haveria a transmissão da herança do pecado de Adão e Eva a esse filho. Ter um filho antes da entrada do pecado parece contradizer estes textos: “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida” (Romanos: 5:12). “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23).

Se tivessem filhos antes, seria uma contradição bíblica, e esse filho não teria sido afetado pela maldição do pecado.

Assim, Adão e Eva tinham, sim, a possibilidade de ter filhos antes da queda, porém, o relato bíblico parece apontar para o fato de que eles não tiveram filhos, a não ser após a queda e a expulsão do Jardim do Éden.

Quanto tempo Adão ficou no Éden antes da chegada de Eva? Não sabemos.
Quanto tempo Adão e Eva ficaram no Éden antes de serem expulsos? Não sabemos. Mas tudo indica é que não ficaram por muito tempo, sendo que seus primeiros filhos nasceram somente após a expulsão.

Alguns poderão dizer que o texto de Gênesis 3:16, no qual Deus aparece punindo a mulher pelo seu pecado, indica que ela já tinha dado à luz antes. Veja: “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará” (Gênesis 3:16).

O argumento é simples: Como Eva poderia comparar a dor do parto da punição, se nunca havia dado à luz? Bem, sabemos que Eva sabia o que era um parto e tinha como referência os próprios animais da natureza.

Outra linha de pensamento é pensar que quando o homem pecou toda a sua geração automaticamente sofreu as consequências do pecado. Assim, quando Deus aplica a punição do pecado, ela não seria especificamente para Adão, mas para todos os que nasceram dele. Todos que possivelmente estivessem vivos no momento da queda seriam afetados pelo pecado. Tivesse Eva filhos ou não antes do pecado, a genealogia sofreria de forma igual.

Apesar de mostrarmos todos os argumentos da questão, queremos responder à pergunta dizendo que, em nossa opinião, Eva não gerou filhos antes do pecado, e que só não fez isso porque não ficou muito tempo por lá. Adão ficou pouco tempo sozinho e ambos ficaram pouco tempo no Éden. Logo, os filhos vieram após a saída deles do estado perfeito.