domingo, março 12, 2017

Hawking defende um governo mundial para nos salvar

Mal sabe que isso é profético
Stephen Hawking afirmou que a tecnologia precisa ser controlada para que não acabe destruindo a espécie humana. O mundialmente renomado físico, que já abordou os perigos da inteligência artificial em outras ocasiões, acredita que precisamos estabelecer uma forma de identificar ameaças rapidamente, antes que elas tenham a chance de aumentar. “Desde que a civilização começou, a agressão tem sido útil e definitivamente trouxe vantagens para a sobrevivência”, disse ele ao The Times. “Isso está inserido em nossos genes, pela evolução descrita por Darwin. Agora, no entanto, a tecnologia avançou num ritmo tão intenso que essa agressão pode nos destruir através de guerras nucleares ou biológicas. Precisamos controlar esse instinto herdado com nossa lógica e razão.” Ele sugere que “alguma forma de governo mundial” pode ser ideal para lidar com esse problema, mas entende que essa solução também pode acabar criando novos conflitos. “Isso pode se transformar em uma tirania”, acrescentou. “Esse panorama pode parecer um pouco carregado de desgraças, mas eu sou um otimista. Acho que a humanidade estará pronta para enfrentar estes desafios.”

Em um Ask Me Anything (Pergunte-me qualquer coisa, em português) do Reddit, em 2015, Hawking disse que a inteligência artificial poderia se tornar tão poderosa que seria capaz de nos matar, mesmo de forma intencional. “O verdadeiro risco da inteligência artificial não é a maldade, mas a competência,” disse o Prof. Hawking. “Um robô muito inteligente será extremamente bom em alcançar seus objetivos, e se esses objetivos não estiverem alinhados com os nossos, teremos problemas. Provavelmente você não odeia formigas nem pisa nelas por maldade, mas se você tem o controle de um projeto sustentável de energia hidrelétrica e há um formigueiro na região que será alagada, vai ficar ruim para as formigas. Não podemos colocar a humanidade na posição dessas formigas.”

Elon Musk, CEO da Tesla, demonstrou ter um ponto de vista semelhante, alertando-nos recentemente para o fato de que os humanos correm o risco de se tornar irrelevantes. “Com o tempo, acho que nós provavelmente veremos uma união maior da inteligência biológica e da inteligência digital”, disse ele, sugerindo que as pessoas podem se fundir com as máquinas no futuro, a fim de acompanhá-las.


Nota: Interessante ver um cientista midiático como Hawking defendendo a teoria da evolução e a usando para pregar a necessidade de um governo mundial. Se isso não é orquestração, não sei mais o que pode ser. Todas as ideologias antibíblicas e anticriacionistas acabam convergindo para o mesmo objetivo. Assista a este vídeo para perceber como espiritualismo e ufologia convergem para o mesmo fim. De igual modo, a defesa da família e do meio ambiente convergem para uma liderança mundial e um propósito único (confira). Vaticano e ONU pensam da mesma forma (confira). No caso de Hawking, creio que seja apenas um “bobo útil” servindo a interesses maiores, ajudando a sedimentar o terreno para leis futuras. [MB]