quinta-feira, março 02, 2017

União Europeia recorre ao papa Francisco

"Líder mundial definitivo"
Depois do referendo que determinou a escolha dos cidadãos britânicos pela saída da União Europeia, os líderes do velho continente têm estado muito preocupados acerca do futuro da Europa. Depois da eleição de Donald Trump, essas preocupações parecem ter aumentado. A possível eleição de Marine Le Pen para a presidência da França apenas agrava os temores. Por essa razão, eles têm-se desdobrado em contatos e reuniões para tentar descortinar o que deve ser feito para garantir a solidez e a estabilidade do chamado “projeto europeu”. E agora a quem decidiram recorrer? Ao papa Francisco, líder da Igreja Romana. Preste atenção nestas declarações reproduzidas na imprensa inglesa:

“Os líderes em Bruxelas esperam que o pontífice possa dar-lhes a liderança que lhes falta para resolver as crises debilitantes.”

“Um oficial pró-UE disse que, após a saída de Barack Obama da Casa Branca, o líder da Igreja Católica é a única autoridade moral que os políticos europeus podem seguir.”

“Joseph Muscat, o primeiro-ministro de Malta que atualmente exerce a presidência rotativa da UE, sugeriu consultar o papa acerca do caminho a seguir. Ele disse aos delegados de uma conferência em La Valetta que o Pontífice poderia ser a liderança que falta aos políticos. [...] Ele acrescentou: ‘Eu penso que o papa Francisco é o líder mundial definitivo que, dadas as circunstâncias, tem as capacidades e a visão para dizer coisas que transcendem o óbvio e o banal que dizemos na política.’”

Se isso não lhe desperta todos os sentidos proféticos, não sei o que o fará...

(Filipe Reis, Facebook; Express)