quinta-feira, maio 25, 2017

Definindo nossa cosmovisão bíblica criacionista

Todo ser humano tem uma cosmovisão e, por meio dela, é possível enxergar o mundo ao seu redor. Podemos comparar a cosmovisão a um par de óculos de lentes coloridas que interferem no modo como enxergamos as evidências no mundo físico. Igual à história de Pollyana, vendo a vida através do seu óculos cor-de-rosa. Aquilo que pensamos do mundo, o que defendemos, o que vivemos, nossas expectativas, de onde viemos e para onde vamos fazem parte de nossa cosmovisão. Cosmovisão é a estrutura abrangente das crenças básicas de uma pessoa sobre as coisas. Mesmo quando não temos ideia das respostas a essas perguntas temos uma cosmovisão. Os cristãos bíblicos criacionistas vivem de acordo com a cosmovisão bíblica. Como a humanidade é diversificada ao extremo, nos mais distintos aspectos, existe uma gama muito variada de cosmovisões.

Para todo e qualquer cristão ser mais eficiente no cumprimento da sua grande comissão (Mateus 28:19, 20), é importante conhecer as premissas que caracterizam e diferenciam as variadas cosmovisões existentes. Para aquele que enxerga na apologética uma ferramenta útil para a propagação do Evangelho, o discernimento das cosmovisões é essencial.

Empresto as palavras de um grande teólogo e apologista quanto à definição do termo cosmovisão: “Modo pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã é weltanschauung, que significa um ‘mundo e uma visão da vida’, ou ‘um paradigma’. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino.”[1]