quarta-feira, agosto 09, 2017

Fórmula matemática revela como o espermatozoide nada

Pesquisadores das universidades de York, Birmingham, Oxford e Kyoto, Japão, descobriram que a cauda dos espermatozoides cria um ritmo característico que empurra o espermatozoide adiante, mas também puxa a cabeça para trás e para os lados de maneira coordenada. A fertilização bem-sucedida depende de como um espermatozoide se move através do fluído, mas a captura dos detalhes desse movimento é uma tarefa complicada. A equipe objetivou usar essas novas descobertas para compreender como grandes grupos de espermatozoides se comportam e interagem, uma tarefa que pode ser impossível usando as técnicas atuais de observação. O trabalho pode prover novas considerações no tratamento da infertilidade masculina.

O Dr. Hermes Gadêlha, do departamento de Matemática da Universidade de York, disse: “De forma a observar, em microescala, como um espermatozoide alcança a propulsão avante através de um fluído, foram empregadas técnicas sofisticadas de microscopia de alta precisão. As medidas da batida da cauda do espermatozoide são alimentadas em um modelo computacional, que então ajuda a compreender os padrões do fluxo do fluído que resultam desse movimento. Simulações numéricas são usadas para identificar o fluxo ao redor do espermatozoide, mas as estruturas do fluído são tão complexas que os dados são particularmente desafiadores de compreender e usar. Em torno de 55 milhões de espermatozoides são encontrados em uma dada amostra, então é compreensível que seja muito difícil modelar como eles se movem simultaneamente. Nós desejamos criar uma fórmula matemática que poderia simplificar como abordamos esse problema e facilitar a predição de como um grande número de espermatozoides nadam. Isso poderia nos ajudar a compreender por que alguns espermatozoides têm sucesso e outros falham.”

Ao analisar os movimentos da cabeça e da cauda do espermatozoide, os pesquisadores agora mostraram que o espermatozoide move o fluído em uma forma coordenada e rítmica, que pode ser capturada para formar uma fórmula matemática relativamente simples. Isso significa que simulações computacionais complexas e caras não são mais necessárias para se compreender como o fluído se move ao o espermatozoide nadar.

A pesquisa demonstrou que o espermatozoide deve fazer muitos movimentos contraditórios, como se mover para trás, de forma a se impulsionar em direção ao óvulo. O movimento de chicote tem um ritmo particular que puxa a cabeça para trás e para os lados para criar um fluxo de fluído brusco, contra-atuando uma parte da intensa fricção que é criada devido ao seu tamanho diminuto.

O Dr. Gadêlha diz: “É uma verdade quando os cientistas dizem que é um milagre que um espermatozoide consiga alcançar o óvulo, mas o corpo humano tem um sistema muito sofisticado de se certificar de que as células corretas prossigam juntas. Você pode assumir que os movimentos bruscos do espermatozoide teriam tido um impacto muito aleatório no fluído ao redor dele, tornando ainda mais dificultoso aos espermatozoides competidores navegar através dele, mas, de fato, você vê padrões definidos formando-se no fluído ao redor do espermatozoide. Isso sugere que para alcançar [seu objetivo] o espermatozoide agita o fluído ao redor [de si], em uma locomoção com uma forma muito coordenada, não muito diferente da maneira pela qual campos magnéticos se formam ao redor de magnetos. Então, embora o arrasto do fluído torne muito difícil para o espermatozoide fazer o movimento de deslocamento avante, ele o coordena com seus movimentos rítmicos para assegurar que apenas uns poucos selecionados consigam propulsão adiante.”

Agora que a equipe possui uma fórmula matemática que pode predizer o movimento fluídico de um espermatozoide, o próximo passo é usar o modelo para predições sobre um maior número de células. Eles também acreditam que isso terá implicações para inovações no tratamento de infertilidade.


Leia mais sobre o “milagre” dos espermatozoides. Clique aqui.