quinta-feira, agosto 10, 2017

Os dias da criação não foram literais? Como assim, William Craig?

Admiro muito o trabalho do filósofo e teólogo norte-americano William Lane Craig e já postei algumas coisas sobre ele aqui no blog (confira). Os livros dele são muito bons, especialmente quando ele defende apologeticamente a existência de Deus e a ressurreição de Jesus (a especialidade dele). Mas há um vídeo no YouTube em que ele se esforça para demonstrar que os dias da criação não seriam literais, de 24 horas, e usa argumentos muito fracos para alguém do nível dele (confira abaixo). Confesso que fiquei negativamente surpreso. O que ele faz é uma exegese defeituosa e injusta para com o texto bíblico. É muito contorcionismo hermenêutico: a intentio operis e a intentio auctoris são desprezadas pela intentio lectoris, como disse meu amigo Frank Mangabeira. Ellen White estava certa:

“As interpretações vagas e imaginosas das Escrituras, as muitas teorias contraditórias concernentes à fé religiosa, as quais se encontram no mundo cristão, são obra de nosso grande adversário para confundir o espírito de tal maneira que não saiba distinguir a verdade. E a discórdia e divisão que há entre as igrejas da cristandade são em grande parte devidas ao costume que prevalece de torcer as Escrituras, a fim de apoiar uma teoria favorita.

“Com o intuito de sustentar doutrinas errôneas ou práticas anticristãs, alguns apanham passagens das Escrituras separadas do contexto, citando talvez a metade de um simples versículo, como prova de seu ponto de vista, quando a parte restante mostraria ser bem contrário o sentido. Muitos assim voluntariamente pervertem a Palavra de Deus. Outros, possuindo ativa imaginação, lançam mão das figuras e símbolos das Escrituras Sagradas, interpretam-nos de acordo com sua vontade, tendo em pouca conta o testemunho das Escrituras como seu próprio intérprete, e então apresentam suas fantasias como ensinos da Bíblia” (O Grande Conflito, p. 521).

“Quando quer que o estudo das Escrituras se inicie sem espírito de oração, humildade e docilidade, as passagens mais claras e simples, bem como as mais difíceis, serão torcidas do seu verdadeiro sentido. A Bíblia inteira deveria ser dada ao povo tal qual é. Melhor lhe seria não ter nenhuma instrução bíblica do que receber os ensinos das Santas Escrituras tão grosseiramente desvirtuados” (O Grande Conflito, p. 52).

LEIA SOBRE a literalidade dos dias da criação aqui, aqui, aqui e aqui.