quinta-feira, janeiro 11, 2018

Adão tinha umbigo?

Essa questão simples e que parece irrelevante já criou muitos problemas. Na Idade Média e no Renascimento, por exemplo, os pintores e artistas ficavam com dúvidas se deviam retratar Adão com ou sem umbigo. Muitos resolviam o problema pintando uma enorme folha na região pélvica. Além de esconder as partes genitais, escondia-se com isso o umbigo também. O teólogo John MacArthur afirma que Michelangelo, ao pintar seu mais famoso afresco na capela Sistina, “A Criação de Adão”, teria exagerado no umbigo do primeiro pai terrestre, o que lhe valeu observações repressivas por parte de alguns teólogos da época.

O umbigo é uma cicatriz resultante da queda natural do cordão umbilical, e costuma manifestar-se como uma depressão na pele. A partir do modelo criacionista, Adão jamais esteve em um útero e foi criado já adulto e pronto, conforme a Bíblia expõe em Gênesis 2:7: “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.”

A questão surge ao entendermos a seguinte asserção: Adão não nasceu, logo não teve umbigo. No entanto, alguns teólogos defendem que Deus criou um ser perfeito e completo, como um ser adulto. Então Adão teria sido criado com umbigo. Deus fez isso para deixar Adão igual aos demais homens e mulheres que dele seriam descendentes. O que parece confirmar esse argumento é o fato de que sendo criados já adultos, Adão e Eva não tiveram, provavelmente, de enfrentar as mudanças da puberdade, o nascimento de pelos, cabelos e dentes. Estes últimos já estavam lá para eles partilharem da primeira refeição.

Relacionado com esse tema seria interessante perguntar: Adão tinha mamilos? No processo de desenvolvimento do feto, os mamilos aparecem em machos e fêmeas. Mas o homem não apresentará o complexo fisiológico da produção do leite – o qual é mediado pela ação da oxitocina. Nas mulheres, esses complexo hormonal começa a ser fabricado horas depois do parto. O que se percebe é projeto inteligente que determina a diferenciação entre os sexos e suas funções.

Assim, os hormônios fazem com que os homens tenham mamilos diferenciados das mulheres. Entendemos que homem e mulher foram criados com estruturas anatômicas, genéticas e hormonais prontas “para o uso com sucesso”.

(Alexandre Kretzschmar, Onze de Gênesis)

Clique aqui para ler mais sobre a questão dos mamilos masculinos.