terça-feira, maio 29, 2018

Sobre elefantes e homens



Havia elefantes no Brasil! Bem, os mastodontes são primos dos elefantes e mamutes e essa manchete pode parecer bem interessante no contexto de nossa fauna atual. Inicialmente os mastodontes eram encontrados somente na América do Norte e acredita-se que sua extinção ocorreu no fim do pleistoceno, entre 10 mil e 11 mil anos atrás. Os mastodontes viviam em manadas e eram predominantemente animais de floresta, e possuíam um comportamento de forrageamento semelhante aos do elefantes atuais. Porém, nos últimos anos, muitos fósseis de mastodonte foram encontrados na América do Sul, principalmente no Brasil. No fim do mês de abril de 2018, pescadores catarinenses fisgaram uma mandíbula do animal no litoral sul-brasileiro.[1] O pesquisador Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico da Univali disse: "É um grande achado. Não só por causa da espécie, mas por ser um lado da mandíbula quase inteiro. Isso é muito difícil de achar. Temos mais de 100 fósseis similares na coleção, vindos do Sul do Rio Grande do Sul, e nenhum deles está inteiro. Essa é uma peça enorme, que impressiona."

Com a mandíbula havia algumas vértebras: uma de preguiça-gigante (Lestodonte) e outra de uma espécie parecida com um hipopótamo (Toxodonte), o que indica que o ponto localizado pelos pescadores é um “sítio fossilífero”, local onde estão reunidos diversos fósseis.

Já haviam sido localizados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, em Minas Gerais e no Sul do Rio Grande do Sul.[2] No período glacial, após o dilúvio, os animais já dividiam espaço com os primeiros seres humanos que migraram para a América do Sul. Provavelmente descendentes de Cam, filho de Noé. Há fósseis que comprovam, inclusive, que eram caçados e serviam de alimento. Um fóssil de elefante descoberto na Cordilheira dos Andes, por exemplo, indica que ele foi parcialmente assado de baixo para cima. Um gigantesco “churrasco” pré-histórico.


Mamute, elefante e mastodonte: comparativo de tamanho

O fato é que estamos encontrando evidências de que essa megafauna coexistiu com humanos e que esses humanos não eram nem de longe primitivos. Trocando em miúdos, estamos cada vez mais aproximando as descobertas paleontológicas com o modelo criacionista bíblico. Ora, se todos os animais originais saíram da arca em um período no passado é de fato muito comum encontrar essa interação entre humanos e animais "pré-históricos". Outra descoberta interessante que nos faz entender essa relação humana com os animais pré-históricos foi publicada na Science Advances[3] recentemente. Os preguiças gigantes não somente viveram com os seres humanos, mas eram caçados por eles.


Ilustração da preguiça gigante sendo caçada, exibida na Science Advances

Conseguimos seguir o rastro dessas migrações humanas seguindo os grandes bandos de animais em busca de sobrevivência em um período glacial após o dilúvio. Alguns até pintando em cavernas os objetivos de sua caça e outros esculpindo em ossos os animais que faziam parte dessa dieta "pré-histórica".


Escultura de um mastodonte em um pedaço de osso fossilizado, encontrado em Vero Beach, na Flórida

E as descobertas parecem não parar. Toda semana encontramos mais uma peça desse quebra-cabeça "pré-histórico" nos mostrando que pouco sabemos sobre o que ocorreu após o dilúvio. Em Curitiba, foram encontrados diversos ossos dessa "megafauna" que viveu no Sul do Brasil.[4] Uma variedade imensa de animais agrupada em um único local. Desde preguiças e tatus gigantes, crocodilos, marsupiais, animai de cascos (semelhantes a cavalos), aves do terror e até sparassodontes. O que mais chamou a atenção nessa recente descoberta foi a datação desses fósseis: de 39 a 42 milhões de anos. Sabemos que mastodontes e preguiças estiveram aqui muito antes disso e talvez essa "faixa de tempo" seja algo tão mágico que tudo pode acontecer nesse período. 

Estamos muito longe ainda de saber o que de fato aconteceu em nosso território brasileiro. E a cada dia a história nos conta mais alguns trechos. Descobertas, estudos e apontamentos cada vez mais próximos de montarmos essa maravilhosa história. Nas palavras do professor e paleontólogo da UFPR Fernando Sedor: "Há uma série de controvérsias sobre as rotas migratórias de animais e sobre como no passado eles estavam inseridos."

Os homens americanos estão cada vez mais civilizados e seus rastros apontam para respostas pós-diluvianas que estamos recentemente encontrando. Será que teremos que reescrever a história a partir dessas descobertas? Ou apenas devemos ignorar como eventos isolados sem conectividade nenhuma ?

Bem, estamos de olho!

(Alex Kretzschmar)


Referências:

[1] Achado do fóssil de mastodonte. Disponível em: http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2018/04/pescadores-de-sc-acham-fossil-de-mastodonte-pre-historico-10323826.html. Acessado em 17 mar. 2018


[2] Mastodontes em território brasileiro. Disponível em: http://tatyoliveira24.blogspot.com.br/2016/08/fossil-de-mastodonte-e-encontrado-em.html. Acessado em 17 mar. 2018

[3] Preguiças gigantes sendo caçadas por humanos. Disponível em: http://advances.sciencemag.org/content/4/4/eaar7621. Acessado em 17 mar. 2018

[4] Fósseis Pré-históricos em Curitiba - https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2018/05/fosseis-pre-historicos-sao-achados-em-area-de-invasao-em-curitiba.shtml. Acessado em 21 mai.2018