terça-feira, julho 24, 2018

Descoberto portão bíblico relacionado com as 12 tribos de Israel

Arqueólogos em Israel afirmam ter desenterrado o portão de entrada de Zer, uma cidade Bíblica do Antigo Testamento que eles afirmam ter sido conhecida posteriormente como Betsaida, no Novo Testamento. A descoberta na região das Colinas de Golã foi anunciada no domingo [8 de julho] pelo Conselho Regional de Golã, de acordo com o Jerusalém Post. Zer é mencionada em Josué 19:35 como sendo uma das cidades fortificadas para o povo de Naftali, uma das 12 tribos de Israel. No verso se lê: “As cidades fortificadas eram: Zidim, Zer, Hamate, Racate, Quinerete.” Os arqueólogos dizem que Zer era conhecida como Betsaida no Novo Testamento. Betsaida foi onde Jesus curou um homem cego (Marcos 8) e alimentou o cinco mil (Lucas 9). Também é de onde André, Pedro e Felipe eram (João 1:44).

A descoberta do portão foi feita por cerca de 20 arqueólogos trabalhando com o Hebrew Union College, reportou o Post. Rami Arav, diretor do Projeto Betsaida, está ajudando a liderar o trabalho. “Não há muitos portões neste país datados desse período. Betsaida era o nome da cidade durante o período do Segundo Templo, mas durante o período do Primeiro Templo era a cidade de Zer”, disse Arav.

Turistas têm visitado a região de Betsaida há anos para ver um local onde Jesus operou milagres. Avi Lieberman, diretor do parque onde Betsaida está localizada, disse que ele espera que a nova descoberta ajude a atrair ainda mais turistas.

“A equipe no Parque do Jordão e o Turismo de Golã estão felizes pelas dezenas de milhares de visitantes que visitam o parque todos os dias”, disse Lieberman. “O maravilhoso parquet é também um sítio arqueológico impressionante. Eu me surpreendi todas as vezes pela chegada de milhares de visitantes evangélicos a Betsaida. Estou confiante que as últimas descobertas trarão mais visitantes ao parque vindos de todo o mundo, e de Israel.”

(Christian Healines; tradução de Leonardo Serafim)