segunda-feira, setembro 10, 2018

Quer ser mais inteligente? Condicione seu corpo

Exercícios aeróbicos nos seus 20 anos podem proteger o cérebro na meia-idade, de acordo com um estudo realizado nos EUA. Atividades que mantêm o preparo cardíaco - como corrida, natação e ciclismo - levam a melhores habilidades de pensamento e memória 20 anos depois. Cientistas dizem que a pesquisa, divulgada na revista Neurology, agrega às evidências de que o cérebro se beneficia da boa saúde cardíaca. O preparo cardíaco é uma medida de quão bem o corpo absorve oxigênio durante o exercício e transporta-o para os músculos. Pesquisadores da Universidade de Minesota, Mineápolis, testaram quase 3.000 pessoas saudáveis com uma idade média de 25 anos. Eles realizaram testes em esteira para avaliar o preparo cardiovascular durante o primeiro ano do estudo e novamente 20 anos depois. Eles foram desafiados a correr o máximo possível antes de ficar exaustos ou sem fôlego. Testes cognitivos, feitos 25 anos depois do início do estudo, mediram memória e habilidades de pensamento. Pessoas que correram mais na esteira desempenharam melhor nos testes de memória e habilidades de pensamento 25 anos depois, mesmo depois de ajustes para fatores como fumo, diabete e colesterol alto.

Pessoas que tiveram menor diferença de tempo no teste na esteira 20 anos depois foram observadas como desempenhando melhor no teste de função executiva do que aquelas que tiveram maiores diferenças (N.T.: ou seja, aqueles que mantiveram melhor a forma física durante os 20 anos do estudo tiveram melhor desempenho mental.)

"Muitos estudos mostram os benefícios ao cérebro de se ter boa saúde cardíaca", disse o autor do estudo, o Dr. Davis Jacobs. "Isso é um dos estudos mais importantes que devem lembrar aos jovens adultos que a saúde cerebral se beneficia das atividades de preparo cardíaco, como corrida, natação, ciclismo ou aulas em que há preparo cardíaco."

O Dr. Jacobs afirmou que existe um conceito emergente de total fitness incorporando aspectos sociais, físicos e mentais da saúde. "É realmente um pacote completo sobre como seu corpo está, e a interligação nesse pacote completo de performance - que está relacionado com a função cognitiva muitos anos depois, na meia-idade."

O Dr. Simon Ridley, pesquisador-chefe no Instituto de Pesquisa sobre Alzheimer, no Reino Unido, disse: "Um corpo crescente de evidências sugere que exercícios podem reduzir os riscos de declínio cognitivo e demência, e muitas pesquisas mostram uma ligação entre hábitos saudáveis na meia-idade e melhor saúde na terceira idade. O investimento em pesquisa é vital para a melhor compreensão de como nós podemos proteger o cérebro enquanto envelhecemos."

(Helen Briggs, BBC News)

Nota: Estamos acostumados a ouvir que o cérebro está "evoluindo" para se adaptar às novas formas de trabalho e hábitos de vida em que há difusão das tarefas que realizamos - em grande parte ao mesmo tempo. No entanto, como muitas pesquisas têm mostrado, os hábitos naturais de saúde são vistos pelos cientistas como mais e mais necessários para nos proteger das doenças mentais e emocionais que são o flagelo do século 21. Como mostra a reportagem acima, aliada a muitas outras nesse sentido, o exercício físico, sobretudo se realizado ao ar-livre e em meio à natureza, tem o potencial de expandir as capacidades mentais e trazer bem-estar e saúde em qualquer idade, mesmo para os idosos. Portanto, se você quer ser mais inteligente, atento, disposto e relevante para o seu círculo social, exercite-se, e viva uma vida natural. Afinal de contas, esse foi o cenário que o Criador estabeleceu para a nossa saúde e felicidade.[AS]