[A matéria a seguir foi escrita pelo jornalista
Bruno Boghossian para a Folha de S. Paulo, e publicada no dia 16 de outubro:] “As
conspirações sobre a ideologia nas escolas atingiram o insuspeito Charles
Darwin [sic]. Um general que elabora propostas na campanha de Jair Bolsonaro
diz que a teoria da evolução deve ser ensinada ao lado do criacionismo (a ideia
de que Deus criou diretamente o homem). ‘Muito da escola está voltado para
orientação ideológica […]. Houve Darwin? Houve, temos de conhecê-lo. Não é para
concordar, tem de saber que existiu’, afirmou Aléssio Souto ao jornal O Estado de S. Paulo. As duas visões devem
ser mantidas em esferas distintas, mas o militar segue uma linha em que a
religião disputa espaço com a ciência. Ele diz que um pai ‘não está errado’ se
quiser que o professor ensine teoria da criação no lugar do darwinismo.
“A sugestão causa arrepios em
especialistas. ‘Esse debate deve ocorrer no campo da religião, nas aulas de
filosofia ou sociologia’, afirma Priscila Cruz, do movimento Todos pela
Educação. ‘Na ciência e na biologia, o criacionismo deveria ser banido.’ Ao
tratar pontos do ensino científico como desvio ideológico, assessores de
Bolsonaro aplicam, eles mesmos, um viés político à educação. ‘Quando você
iguala ciência e ideologia, você anda para trás, ignora séculos de aprendizado’,
diz Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências. ‘A
teoria da evolução não é ideológica. É resultado de percepções científicas e
foi testada ao longo do tempo.’”
Nota
do blog Desafiando a Nomenklatura Científica: “Davidovich
cometeu dois erros:
“1. A teoria da evolução é sim ideológica - quem disse foi Darwin em uma de suas cartas que pelo menos ele tinha dado um chega pra lá no criacionismo.
“2. A teoria da evolução foi testada
em nível microevolutivo; macroevolutivo, não! A descendência com modificação ao
longo do tempo, por exemplo. Nunca explicaram a Explosão Cambriana. Quais são
os mecanismos evolucionários? De A a Z? Qual a origem da informação genética?
Por que do upgrade para a Síntese
Evolutiva Ampliada/Estendida com aspectos neolamarckistas porque a Síntese
Evolutiva Moderna já era em 1980 uma teoria científica falida que posava de
ortodoxia científica somente nos livros-texto?
“Sim, a teoria da evolução deve
continuar sendo ensinada em nossas escolas, mas deve ser ensinada objetiva e
honestamente considerando as evidências a favor e contra. Do jeito que a teoria
da evolução é ensinada no Brasil, não é educação, mas doutrinação ideológica do
materialismo filosófico que posa como se fosse ciência!”
Leia aqui
a posição da Sociedade Criacionista Brasileira quanto ao ensino do criacionismo
em escolas públicas.