segunda-feira, novembro 05, 2018

Novo núcleo da SCB inicia atividades em Criciúma, SC


O Núcleo Criciumense da Sociedade Criacionista Brasileira (Nucri-SCB) iniciou suas atividades na cidade sul-catarinense de Criciúma. O pontapé inicial foi a participação de três representantes da cidade no 1º Encontro de Núcleos da SCB na região Sul, realizado entre os dias 28 e 30 de setembro, no Centro Adventista de Treinamento e Recreação (Catre-SC), em Governador Celso Ramos, SC. Na ocasião, esses representantes puderam trocar experiências com diretores de núcleos já consolidados e receber informações úteis para o estabelecimento de um núcleo, processo que passa antes pelo estágio de grupo.

Tiago Moreti foi um dos participantes do encontro em Governador Celso Ramos. Ele é biólogo e mestre em Biotecnologia, e afirma que “a importância dos núcleos criacionistas está, em primeiro lugar, em fazer com que as pessoas observem, contemplem a natureza, este mundo maravilhoso na perspectiva de que elas se voltem para Aquele que criou tudo isso, e assim possam se assegurar de que nossa vida está sob o controle de um Deus criador e não à deriva do acaso. O segundo ponto, que complementa o primeiro, é de lançar ao mundo secularizado, que coloca os resultados científicos como fatos contra Deus, uma observação mais minuciosa. De que a ciência com ‘C’ maiúsculo aponta para o criacionismo, porque os resultados mostram um ajuste fino do Universo, um planeta com uma perfeita ordem inexplicável e seres com uma complexidade biológica que não poderia existir por acaso e por modificações lentas apoiadas em criação de variabilidade aleatória”. Tiago foi eleito diretor de ensino e extensão do grupo Nucri-SCB.

O coordenador do futuro núcleo, Edson Carlos Rodrigues, licenciado em Matemática e mestre em Educação, crê que nos últimos dias o debate sobre a criação estará no centro do grande conflito, “daí a importância de se estabelecerem núcleos no maior número possível de cidades. É urgente que nos aprofundemos no estudo, na pesquisa e na propagação do criacionismo”.

Para a diretora-executiva do Nucri-SCB, a bacharel em Direito e licenciada em História Emanuela dos Santos Borges, “é importante difundir a teoria criacionista para o maior número de crianças, adolescentes, jovens e adultos, em idade escolar ou não, acadêmicos e estudantes de nossa região, que necessitam entrar em contato com esse rico conhecimento tão menosprezado. Precisamos estar bem fundamentados a fim de estar ‘sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que nos pedir a razão da esperança que há em nós’ (1Pd 3:15)”. Emanuela é irmã do pastor e jornalista Michelson Borges, segundo vice-presidente da SCB e incentivador da criação do núcleo criacionista em sua cidade natal.

O Nucri-SCB teve sua primeira reunião no dia 7 de outubro e, em seguida, os membros se organizaram para dirigir a programação do dia 27, o Sábado da Criação. “A programação foi muito boa; creio que cumpriu o propósito. O objetivo era divulgar o Sábado da Criação, comemorado mundialmente sempre no último sábado de outubro, com o intuito de divulgar o criacionismo nas igrejas e comunidades. Fizemos toda a programação, desde a recepção, direção da Escola Sabatina, informativo, louvores, adoração infantil, mensagens musicais, sermão, e apresentamos à igreja o recém-formado Nucri-SCB”, relata Emanuela.

Para a data, foi feita uma decoração especial, com planetas e estrelas, o sistema solar, e houve projeção de imagens do espaço sideral em um telão. “Na apresentação do núcleo, contamos um pouquinho da história e dos propósitos da SCB, e dissemos qual o objetivo principal da organização de núcleos pelo Brasil. Depois convidamos todos os que quisessem se unir a nós. A programação uniu mais o grupo e observamos que nosso trabalho em equipe deu um resultado muito bom”, finaliza a diretora.

Com a ajuda do designer Alexandre Kretzchmar, de Blumenau, foi produzido um banner para o núcleo e um marca-páginas com o logo do Nucri-SCB (também criado pelo Alexandre), o qual foi distribuído para todas as pessoas que estiveram na programação.