domingo, fevereiro 03, 2019

Sementes de algodão germinam na Lua

Sementes levadas para a Lua pela missão chinesa Chang'e-4 germinaram, diz a Administração Nacional do Espaço da China. É a primeira vez que qualquer matéria biológica cresce na Lua e está sendo vista como um passo significativo para a exploração espacial a longo prazo. O Chang'e 4 é a primeira missão a pousar e explorar o lado negro da Lua, de costas para a Terra. Ele pousou no dia 3 de janeiro, carregando instrumentos para analisar a geologia da região. As plantas foram cultivadas na Estação Espacial Internacional antes, mas nunca na Lua. A capacidade de cultivar plantas na Lua será parte integrante de missões espaciais a longo prazo, como uma viagem a Marte, que levaria cerca de dois anos e meio. Isso significaria que os astronautas poderiam coletar seus próprios alimentos no espaço, reduzindo a necessidade de voltar à Terra para reabastecer.

O experimento da minibiosfera lunar no módulo de aterrissagem Chang'e-4 foi projetado para testar a fotossíntese e a respiração - processos em organismos vivos que resultam na produção de energia. Todo o experimento está contido em uma lata de 18 cm de altura e 3 kg, projetada por 28 universidades chinesas.

Os organismos internos têm um suprimento de ar, água e nutrientes para ajudá-los a crescer. Mas um dos desafios, dizem os cientistas chineses, é manter a temperatura favorável para o crescimento quando as condições na Lua oscilam descontroladamente entre -173 ºC e 100 ºC ou mais.

Eles também têm que controlar a umidade e os nutrientes. Alguns levantaram a questão de saber se o experimento corre o risco de "contaminar" a Lua com material biológico, mas os cientistas geralmente acham que isso é de pouca preocupação. E vale a pena reiterar que já existem contêineres de lixo humano na Lua deixados para trás pelos astronautas da Apollo.

Mas qual a breve reflexão que essa notícia nos traz? É simples: vida inteligente arquiteta condições necessárias para se promover "vida" em outros ambientes. Foi assim que ocorreu na Terra. Houve projeto, desígnio e dessa forma as coisas aconteceram.

Alex Kretzschmar