segunda-feira, abril 22, 2019

Amalgamação e dinossauros

Eu estava palestrando sobre o dilúvio em uma igreja do litoral de Santa Catarina, quando, no meio de minha arguição, houve um intervalo musical e me dirigi por alguns minutos até o bebedouro. Enquanto enchia o copo descartável, fui interrompido por um menino de aproximadamente seis anos de idade. Ele estava triste e perguntei se poderia ajudar em algo. Foi então que ele me relatou o real problema. Disse-se que seu pai não acreditava em dinossauros e que, na opinião dele, eles nem tinham sido criados por Deus. O garoto perguntou se eu iria falar de dinossauros na palestra. Bem, a palestra era sobre o dilúvio, e naquele momento decidi mudar alguns slides para pincelar sobre o assunto que incomodava tanto a criança.

Estamos em 2019 - falei para mim mesmo. Como em pleno século 21 encontramos pensamentos que permearam o criacionismo de duzentos anos atrás?! Na minha mente estava tudo bem resolvido, mas senti a necessidade de falar sobre o assunto. 

Esse não foi o único acontecimento motivado por essa questão. Já havia ocorrido antes, quando me questionaram se moscas eram criaturas de Deus. Outros queriam saber se Deus criou as bactérias, e uma senhora, ano passado, afirmou que as baratas certamente eram criaturas de Satanás.

Para começar a elucidar essa questão, quero estabelecer parâmetros bíblicos. Devemos saber o que a Bíblia fala sobre a criação. Em Colossenses 1:16 lemos: "Porquanto nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou dominações, sejam governos ou poderes, tudo foi criado por Ele e para Ele."

Podemos também ler Êxodo 20:11, Neemias 9:6, João 1:3, João 1:10, Romanos 11:36, Isaías 42:5 e outras passagens indiretas que nos mostram que Deus é quem criou TODAS as coisas. Não há dúvida de que foi Deus quem colocou prontamente neste planeta tudo o que existe. Toda vida emana de e tem origem em Deus.

Se Deus criou todas as coisas, o que houve com a criação? Bem, a resposta é simples e clara. O pecado embaralhou as coisas. Antes eram perfeitas, funcionais e completas e, depois do pecado, perderam esse status. Em Gênesis 3:17 lemos que o próprio planeta sofreu junto com Adão e Eva a consequência do pecado. Todas as coisas caíram junto com a humanidade. 

Aqui já podemos chegar a uma simples conclusão. Deus não criou as coisas problemáticas, elas surgiram após o pecado. Então, à medida que o pecado entrava no mundo, mais problemas surgiram. Podemos citar doenças, vírus, patógenos, relações de predação, espinhos e morte. Não é à toa que, ao coroarem Jesus Cristo na cruz, escolheram uma coroa de espinhos, pois sobre Ele estava toda a maldição que entrou com o primeiro Adão.

AMALGAMAÇÃO

Muitos criacionistas têm falado sobre amalgamação, e cabem aqui alguns esclarecimentos. Alguns defendem que o termo representa o cruzamento de homens e animais, que poderiam gerar um terceiro grupo de seres que não tinham função na criação e, portanto, foram extintos no dilúvio. Esses conceitos foram atribuídos aos escritos de Ellen White, escritora e educadora adventista do século 19.

Descrevendo um grande pecado, a Sra. White relatou: “Mas se há um pecado acima de todo outro que atraiu a destruição da raça pelo dilúvio, foi o aviltante crime de amálgama de homem e besta que deturpou a imagem de Deus e causou confusão por toda parte” (Spiritual Gifts, v. 3, p. 64, 1864).

“Toda espécie de animal que Deus criou foi preservada na arca. As espécies confusas que Deus não criara, resultantes da amálgama, foram destruídas pelo dilúvio. Desde o dilúvio, tem havido amálgama de homem e besta como pode ser visto nas quase infindáveis variedades de espécies animais e em certas raças de homens” (Spiritual Gifts, v. 3, p. 75, 1864).

A polêmica declaração de Ellen White sobre ter ocorrido no passado "amálgama de homem e besta" dando origem à raças inferiores, tanto de homens quanto de animais, segundo a perspectiva defendida por adventistas, não existiu. A posição oficial dos principais estudantes dos escritos da Sra. White não concorda com essa ideia de amalgamação. 


A conclusão desse problema é bem simples. Dinossauros existiram e foram criados por Deus. As moscas, as baratas, as bactérias e todos os seres vivos que hoje têm uma relação conflituosa com os seres humanos sofreram efeitos deletérios do pecado e mostram o quanto o pecado deformou a criação original de Deus.

Deus promete restaurar todas essas coisas. Assim se cumprirá o que foi dito por meio do profeta Isaías no capítulo 65:17: “Pois eis que Eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.” Isso significa que não sobrará vestígio algum de maldade e “não haverá mais maldição” sobre a Terra (Apocalipse 22:3). Jesus declarou: “Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21:5). A Bíblia é enfática: “todas as coisas” serão restauradas (Atos 3:21). “A própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para liberdade da glória dos filhos de Deus” (Romanos 8:21).

Alex Kretzschmar