quinta-feira, outubro 31, 2019

Entrevista com terraplanistas no programa “The Noite”


Na noite do dia 29 de outubro, quatro terraplanistas (pessoas que acreditam que a Terra é como uma pizza com uma cobertura sólida abobadada dentro da qual estariam o Sol a Lua e as estrelas) foram entrevistados pelo apresentador Danilo Gentili, em seu programa “The Noite”, no canal de TV aberta SBT. O “gancho” é a realização da primeira FlatCon (conferência terraplanista) no Brasil, cujo novo local em São Paulo ainda é mantido em segredo, para evitar o que aconteceu com o primeiro: a administração do colégio católico que havia alugado um auditório para os participantes, quando soube do que se tratava o evento, decidiu cancelar a locação.

Gentili começa perguntando se as pessoas poderão usar o Sistema de Posicionamento Global (GPS) para chegar ao local, quando no dia anterior ao evento ele for revelado. Os entrevistados se limitaram a responder que sim, deixando a piada de lado. Bem, melhor do que comentar o programa é deixar que você veja com os próprios olhos e ouça com os próprios ouvidos. É uma amostragem interessante das principais ideias sustentadas e defendidas pelos terraplanistas.  

Note especialmente o que é dito a partir dos 16 minutos e entenda por que a Sociedade Criacionista Brasileira decidiu emitir uma nota de repúdio ao terraplanismo (leia a nota aqui).


Tentando contribuir com essa discussão, alguns meses atrás pedi ao meu amigo físico Eduardo Lütz que escrevesse um material elucidativo (leia aqui) e desafiei os terraplanistas a estudar e refutar os argumentos. O único que parece ter encarado o desafio foi o geofísico terraplanista Afonso Vasconcelos, que passou a gravar uma série de vídeos sobre o documento, intercalados com outros cheios de críticas e ataques à Igreja Adventista do Sétimo Dia, atitude totalmente desnecessária, já que em nenhum momento o Lütz e eu fizemos qualquer crítica à pessoa do Afonso, a quem respeitamos, bem como respeitamos todos aqueles que discordam de nós nesse e em outros assuntos.

Embora os ataques feitos a nós e à igreja à qual pertencemos estejam cheios de distorções e inverdades, decidimos nos ater aos fatos da discussão original: terraplanismo. Por isso o Lütz resolveu gravar uma série de vídeos reagindo aos do Afonso, sempre com educação e foco nas ideias. O primeiro vídeo da série é este aqui: