quinta-feira, julho 09, 2020

Provérbios 8:26 e o tempo em que a Terra não existia

O capítulo 8 de Provérbios fala da sabedoria como uma pessoa. Embora a linguagem contenha elementos metafóricos, há grande semelhança entre o que é comentado nesse capítulo com o que autores do Novo Testamento dizem sobre Cristo. Um exemplo disso é 1 Coríntios 1:24, que retrata Cristo como personificação do poder e da sabedoria de Deus. É interessante comparar Provérbios 8:22-30 também com João 1, outra referência a Cristo de maneira bastante semelhante à de Provérbios. João afirma que absolutamente tudo foi criado por meio dEle.

Em Hebreus (1:2 e 11:3), lemos que até mesmo o tempo (eras) foi feito por Deus. Ao compararmos essas declarações com João 1, concluímos que até mesmo o próprio tempo, com sua intrincada estrutura matemática, foi feito por meio de Cristo, o que significa que Ele próprio não pode ter sido criado. “Criação do tempo” é um abuso de linguagem que requer outro nível de tratamento lógico, o que escapa ao nosso escopo atual, mas cuja pesquisa tem trazido à tona informações fascinantes sobre o funcionamento da realidade. Ainda assim, vale o conceito de que Deus está por trás até mesmo dessa estrutura matemática por meio de Cristo.

Nos versos 22 a 30 de Provérbios 8, lemos sobre o papel da Sabedoria na criação. Um dos aspectos mencionados é o de que ela já existia antes de tudo o que a humanidade conhece.

Provérbios 8:26 faz parte de uma progressão de ênfases: antes que existisse terra (a palavra hebraica aqui não se refere ao planeta, mas ao solo), ou campos (a palavra hebraica dá a ideia de espaço fora dos limites das paredes da casa; espaço exterior?), antes mesmo que existisse o que deu origem ao pó do mundo, a Sabedoria já existia.

Notemos que a linguagem do texto nos diz que houve um tempo em que a Terra não existia (nem mesmo o que deu origem ao seu pó). Mas o tempo é um dos atributos do Universo. Não existe tempo sem espaço, e espaço-tempo é o que chamamos de Universo. A matéria (pó do mundo) é apenas o conteúdo do Universo, não sua essência.

Dizer-se que havia tempo antes da criação da Terra é sinônimo de dizer-se que havia Universo antes da criação da Terra. Esse é um entre vários comentários que encontramos na Bíblia que apontam que o Universo é mais antigo do que a Terra. Isso desarma a doutrina segundo a qual a Terra e o Universo teriam sido criados ao mesmo tempo, que é o que está por trás da crença de que o Universo seria jovem. Essa doutrina tem induzido muitos criacionistas a proporem argumentos incompatíveis tanto com ensinamentos bíblicos quanto com o que observamos no mundo físico, degradando ainda mais a fama do criacionismo por meio de argumentos tecnicamente indefensáveis.

(Eduardo Lütz é bacharel em Física e mestre em Astrofísica Nuclear pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul)