Quem somos

Este blog foi criado em 2006 pelo jornalista e pastor Michelson Borges, com o propósito de divulgar em língua portuguesa conteúdos ligados à controvérsia entre o criacionismo e o evolucionismo. Com atualizações praticamente diárias e uma cobertura abrangente dentro do escopo da ciência e da religião, o blog www.criacionismo.com.br se caracteriza por uma abordagem não excessivamente técnica dos assuntos de que trata. O que tem sido divulgado na mídia a respeito do tema origens é matéria-prima para avaliação aqui. Em 2017, com a ajuda do designer Alex Kretzschmar, o blog foi inteiramente remodelado e colunistas foram convidados a fazer parte do time, dando sua contribuição para tornar o conteúdo deste blog ainda mais rico e relevante. Em 2018, o blog passou a ser administrado pelas seguintes pessoas:


Alexandre Kretzschmar é administrador de empresas e pós-graduando em Engenharia de Produção. Fundador do projeto Onze de Gênesis, o qual serviu de base para coleta de dados e escrita do livro de mesmo nome, é também diretor executivo do Núcleo Blumenauense da Sociedade Criacionista Brasileira (NBLU-SCB) e membro do Núcleo Maringaense da SCB (Numar-SCB). É cofundador e editor associado da Origem em Revista, periódico criacionista do tipo magazine, que divulga diversos assuntos relacionados à origem da vida.


Alexsander Dauzeley da Silva é bacharel em Informática pela Uniplac, mestre em Administração pela ESAG/Udesc e doutorando em Administração pela UNB.  Trabalha como auditor de TI em uma instituição financeira em Brasília, DF. Atuou como pesquisador visitante na Oxford Brookes University, em Oxford, Reino Unido, e como professor de ensino superior em Brasília. Sua concentração de pesquisa acadêmica é na área de Estratégia, na interface pública-privada, tendo apresentado diversos trabalhos sobre esse tema em Paris, Vigo (Espanha), Budapeste e também no Brasil. 


Eduardo Lütz é bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Astrofísica Nuclear pela mesma universidade. Ele tem atuado na área de Astrofísica, desenvolvendo métodos para lidar com a Teoria Quântica de Campos em presença de campos gravitacionais intensos, produzindo modelos matemáticos nessa e em muitas outras áreas. Efetuou pesquisas em Física Hipernuclear (com híperons) na Universidade Friedrich-Alexander (Alemanha) e tem discutido com formadores de opinião, escrito e revisado artigos, participado em livros, concedido entrevistas e feito muitas palestras sobre diversos temas de interesse nessa área por todo o Brasil. Também é engenheiro de software para a Hewlett-Packard (HP), desenvolvendo tecnologias em Informática há décadas.


Everton Fernando Alves é escritor, palestrante e editor. Mestre em Ciências (Imunogenética) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e especialista em Biotecnologia genômica (Biologia Molecular) pela mesma Universidade. Autor de dezenas de publicações em diversos periódicos científicos na área Biomédica. Autor dos livros Revisitando as Origens e Teoria do Design Inteligente. É também cofundador e editor-chefe da Origem em Revista.


Frank de Souza Mangabeira é formado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe, com pós-graduação em Linguística (ênfase em revisão textual). Desde 1992, como servidor efetivo, desenvolve suas atividades profissionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, na área de licitações e contratos públicos. Seus interesses principais incluem filosofia, ciência, teologia, linguística, arte e literatura.

Hérlon Costa é geólogo pela Universidade Federal do Pará e mestre em Geologia Exploratória pela Universidade Federal do Paraná. Participou em projetos de pesquisa estudando paleoclima em estratos permianos na Bacia do Paraná. Atualmente, é doutorando em Geologia Exploratória na Universidade Federal do Paraná, onde realiza pesquisas na área de geofísica e contenção de barragens, em parceria com a Itaipu Binacional. Realiza também um projeto pessoal na educação de crianças do ensino fundamental na Escola Adventista de Araucária, levando ao ensino de base a oportunidade de olhar o planeta Terra a partir da ótica criacionista e evolucionista.

Maria da Graça Lütz cursou Ciências Biológicas e realizou seus estudos de mestrado em Bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou pesquisas no laboratório de "Erros Inatos do Metabolismo", no Instituto de Bioquímica da UFRGS. Trabalhou como professora no ensino médio. Citação preferida: "Aqueles que não aprendem da história estão fadados a repeti-la" (George Santayana).


Michelson Borges é pastor adventista do sétimo dia e jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor de História em Florianópolis e editor do jornal da Rádio Novo Tempo daquela capital, onde também apresentava um programa de divulgação científica. É editor da revista Vida e Saúde, da Casa Publicadora Brasileira, e autor dos livros A História da VidaPor Que CreioNos Bastidores da Mídia (publicado em espanhol, com o título Detrás de los Medios), Esperança Para VocêTerra de Gigantes (sobre dinossauros), A Descoberta (em coautoria), Expedição GalápagosO Poder da Esperança (também em coautoria e publicado em inglês com o título The Power of Hope), e da Série Grandes Impérios e Civilizações, composta de seis volumes. Mestre em Teologia pelo Unasp, é membro da Sociedade Criacionista Brasileira e tem participado de seminários criacionistas e séries de palestras e pregações em várias partes do Brasil e do exterior. É criador e mantenedor dos blogs www.criacionismo.com.br e www.outraleitura.com.br. Casado com a pedagoga Débora Tatiane (coautora do livro O Que Ele Viu na Grécia), o casal tem três filhos, duas meninas e um menino. 


Moema Rubia Patriota é bióloga pela Universidade Estadual de Londrina, com especialização em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Universidade Norte do Paraná; graduanda em MBA em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Compõe parte da liderança do Núcleo Criacionista de Londrina (Nulon), e é responsável pelo Canal Ambiental recém-criado: Polegar Verde, no YouTube e no Facebook (@polegarverde). É  professora da rede municipal de Londrina.

Para conhecer a linha editorial deste blog, clique aqui