sábado, junho 14, 2008

Terremoto no Japão, inundação nos EUA

Um tremor de 7 graus na escala Richter atingiu a ilha de Honshu, ao norte do Japão, nesta sexta-feira. De acordo com a agência de pesquisas geológicas americana US Geological Survey, o epicentro do terremoto teria atingido a província de Akita, a uma profundidade de 10 quilômetros. O tremor foi sentido também em cidades nos arredores e na capital, Tóquio, que fica localizada a 390 quilômetros ao sul do epicentro do terremoto.

Já nos Estados Unidos, pelo menos 24 mil pessoas tiveram de deixar suas casas, em Iowa, devido a enchentes que já danificaram seriamente as plantações no principal Estado americano produtor de milho. As autoridades emitiram ordens de evacuação à medida em que Cedar Rapids, Des Moines e outras cidades de Iowa ficaram parcialmente inundadas. As enchentes têm sido provocadas por tempestades que já causaram pelo menos nove mortes do Meio Oeste americano.

Dakota do Sul, Minnesota, Wisconsin, Nebraska, Illinois e Indiana também foram afetados. O governador de Iowa, Chet Culver, declarou a maior parte da região de Hawkeye uma área de desastre.

As enchentes destruíram plantações de milho e soja, fazendo com que os preços já altos desses alimentos atingissem níveis recordes na semana passada.

Um dos locais mais afetados é a cidade de Cedar Rapids, onde 438 ruas ficaram inundadas e quase 4 mil casas foram evacuadas.

Autoridades da cidade - a segunda maior do Estado com cerca de 120 mil habitantes - afirmaram que o fornecimento de água potável está em risco.

Apenas em Cedar Rapids, os estragos foram estimados em US$ 737 milhões.

O rio Cedar atingiu 9,75 m na sexta-feira, 3,66 m mais do que o recorde anterior, de 1929.

"Esta é a nossa versão do Katrina", disse uma porta-voz do serviço de emergência, em uma referência ao furacão que devastou Nova Orleans em 2005.

(BBC Brasil)

Leia também: "Enchentes deixam mais de 1 milhão sem casa na China"