sexta-feira, novembro 28, 2008

Líderes religiosos se reúnem para discutir clima

Centenas de representantes das principais religiões do mundo reúnem-se nesta sexta-feira em Uppsala, na Suécia, para um encontro ecumênico sobre mudanças climáticas – tido como o primeiro do tipo. A reunião, de dois dias, inclui cristãos, muçulmanos, judeus, chineses daoístas e um representante dos povos indígenas dos Estados Unidos. O encontro deve produzir um manifesto, a ser assinado por 30 líderes religiosos, que terá o objetivo de encorajar a Organização das Nações Unidas a buscar medidas mais rigorosas para lidar com as mudanças no clima do planeta.

Os líderes também querem incentivar o envolvimento pessoal de fiéis nos temas relacionados à causa. O repórter da BBC no encontro, Christopher Landau, disse que será abordada na conferência a falta de entusiasmo em relação a medidas contra mudanças climáticas em alguns setores religiosos.

"Eis uma grande emergência humana", disse o bispo anglicano de Londres, Richard Chartres. "Várias de nossas paróquias ainda encaram isso como um assunto periférico, de segunda ordem. Tem que subir nas prioridades."

Os delegados na Suécia acreditam que se apresentarem uma mensagem unificada para o mundo, as comunidades religiosas podem fazer uma contribuição real.

(BBC Brasil)

Nota: Eu ficaria admirado com essa motivação religiosa para “salvar a Terra”, não fosse meu conhecimento de que o ECOmenismo vai impulsionar cada vez mais setores da sociedade a se unir em favor da mesma bandeira ecológica. Entre as medidas já propostas pelo Vaticano e que poderá se tornar mais rigorosa com o apoio do ONU, está a observância do domingo como dia de descanso. Católicos, ocultistas, protestantes e mesmo ateus e cientistas são unânimes em afirmar que a Terra precisa de um dia para “descansar”. Em tempos de “grande emergência humana”, fica mais fácil usar a engenharia social e manipular as pessoas para que aceitem soluções, ainda que sejam radicais ou forcem certas liberdades individuais, como a religiosa. Nestes tempos de união para um bem comum, os dissidentes irão sofrer... Quem viver verá.[MB]

Leia também: “É preciso ousadia para revigorar a economia global”

Note que o texto diz que são “necessárias soluções heterodoxas para chacoalhar a economia global e trazê-la de volta à vida”. Em tempos de crise (econômica ou ambiental), vale tudo.