terça-feira, abril 06, 2010

Laboratório chefiado por cientista criacionista é destaque

Pesquisadores do Laboratório Thomson de Espectrometria de Massas do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ-Unicamp) conquistaram um feito importante para a química brasileira. Além de ter três artigos publicados em uma mesma edição da revista inglesa Analyst, da Royal Society of Chemistry, um dos trabalhos do grupo, sobre a análise forense de tintas e impressões digitais por espectrometria de massas, ganhou a capa da edição de abril da publicação. "Enviamos três trabalhos e todos foram aceitos, o que representa uma honra imensa para toda a equipe", disse o coordenador do laboratório, o professor Marcos Nogueira Eberlin, à Agência Fapesp. Os trabalhos publicados pela edição de número 135 da revista foram sobre a caracterização instantânea de óleos vegetais, o desenvolvimento de polímeros de impressão molecular e a análise de impressões digitais e de idade de tintas para fins forenses. Esse último foi tema de reportagem da Agência Fapesp em janeiro.

As três pesquisas utilizam a técnica Easy Ambient Sonicspray Ionization Mass Spectometry (EASI-MS), desenvolvida pelo grupo de Eberlin no âmbito do Projeto Temático "Desenvolvimento e estudo de materiais funcionais e estruturais dentro da perspectiva da complexidade", apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

"Um dos maiores avanços obtidos com essa técnica foi a análise instantânea das amostras", disse Eberlin, ressaltando a agilidade com que a EASI-MS consegue identificar e caracterizar tipos diferentes de óleos.

Segundo o pesquisador, um processo de análise convencional de óleos exige de quatro a cinco etapas de laboratório, enquanto que a EASI utiliza algumas gotas do produto e apresenta os resultados em questão de segundos.

O novo método é capaz de identificar óleos a partir do perfil de ácidos graxos que funcionam como assinatura química. A EASI ainda é capaz de identificar se um óleo está oxidado e o grau dessa oxidação.

O artigo sobre análise de óleos vegetais publicado na Analyst contou com a participação de Daniel Barrera-Arellano, coordenador científico do Laboratório de Óleos e Gorduras da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. "O professor Arellano nos procurou para essa parceria, pois ficou muito interessado na praticidade e na agilidade da EASI", contou Eberlin.

(Leia mais sobre essa importante conquista no Jornal da Ciência, da SBPC, cuja revista Ciência Hoje já chamou os criacionistas de "dogmáticos" e "esquizofrênicos". Detalhe: o Dr. Marcos Eberlin é criacionista.)