segunda-feira, março 10, 2014

Camisetas da Adidas queriam explorar “Brasil erótico”

Reforço do estereótipo
A Adidas afirmou, na tarde desta terça-feira, que a linha de camisetas que apresenta frases de conotação sexual sobre as mulheres brasileiras foi retirada das prateleiras e de seu site. Uma delas apresenta a frase “Lookin’ to score”, que pode ser traduzida por algo como “em busca dos gols”, mas também é uma expressão que significa “pegar garotas”. A marca foi criticada pelo presidente da Embratur na segunda-feira. [...] Na segunda-feira, o presidente da Embratur, Flávio Dino, pediu que a Adidas tirasse as camisetas de circulação. “Essa campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil defende”, disse Dino em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. “Nosso esforço é voltado para a promoção do Brasil pelos atributos naturais e culturais. Uma iniciativa dessas ignora e desrespeita a linha de comunicação que o governo adota.” A linha de produtos da Adidas fez com que a presidente Dilma Rousseff declarasse, [na] terça-feira, que o Brasil está pronto para combater o turismo sexual durante a Copa do Mundo. “O governo aumentará os esforços na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes do Brasil”, disse ela, por meio do seu perfil no Twitter. Em nota oficial, a Adidas não se desculpou. Ao anunciar a suspensão dos modelos, informou que a marca comercializaria as camisetas “apenas” nos Estados Unidos – não no Brasil.

(Veja)

Nota: É hipocrisia da Adidas dizer que venderia as tais camisetas “apenas” nos Estados Unidos, ajudando, assim, a reforçar o estereótipo da mulher brasileira “fácil” e contribuindo para a exploração do turismo sexual que degrada o ser humano. Por outro lado, infelizmente, essa é a imagem que exportamos daqui, com cenas carnavalescas e “bigbrothescas”. Deveriam pedir desculpas a Adidas e nossa mídia irresponsável. [MB]