terça-feira, dezembro 30, 2014

Livro Por Que Creio: um bom primeiro passo

O livro Por Que Creio, do principal defensor do criacionismo no Brasil da atualidade, Michelson Borges (dono do blog www.criacionismo.com.br, do qual sou leitor assíduo), foi o primeiro grande passo que dei no estudo da apologética (o que ocorreu por volta de 2009, 2010), sobretudo no que tange ao debate científico puro, nos diversos campos do conhecimento. A obra apresenta doze entrevistas com pesquisadores de áreas diversas, os quais expõem seus argumentos acerca do debate fé x ciência (que num primeiro momento podem parecer antagônicas, mas não são) e criacionismo x evolucionismo, numa análise crítica respeitosa (apesar de quase todos os entrevistados professarem a fé cristã), que permite ao leitor observar e avaliar as insuficiências e evidências de cada teoria apresentada. Obviamente, é evidente que a filosofia criacionista, e por consequência a cristã, é aquela por fim defendida no livro. Entretanto, é importante destacar a seriedade e o comprometimento dos entrevistados com o método científico evidencialista, base para formação/formatação de suas (e nossas) filosofias de vida. Tal fato pode ser visto pela declaração da microbiologista Dra. Marcia Oliveira de Paula (UFMG, USP), na página 45:

“Temos muitas evidências do planejamento do Universo e da vida. Mas isso não prova a existência de Deus. Até que ponto se pode provar que Deus existe? Eu acredito que Deus não quer ser provado. As pessoas devem acreditar nEle pela fé. Os evolucionistas têm evidências que apoiam sua teoria, mas nós também temos evidências que apoiam o criacionismo.”

Além da biologia, são entrevistados profissionais da física, arqueologia, geologia e outras áreas. Em especial, destaque para a participação do bioquímico renomado internacionalmente Michael Behe, autor de Darwin’s Black Box: The Biochemical Challenge to Evolution (A Caixa Preta de Darwin: O Desafio da Bioquímica à Teoria da Evolução), em uma entrevista sobre os sistemas de complexidade irredutível.

Um livro que apresenta uma visão geral e argumentos inteligentes sobre o debate científico das origens, Por Que Creio é obrigatório em qualquer biblioteca, servindo de um ótimo start para o iniciante e/ou como fonte de conhecimento e dados das diversas áreas em debate.

(Jônatas Duarte Lima, Engenharia Filosófica)

Ficha Técnica:
Por Que Creio
Autor: Michelson Borges
Editora: Casa Publicadora Brasileira
Páginas: 224