domingo, março 15, 2015

Planeta Água: a origem dos robôs

Criação ou evolução?
– Vovó, vovó! Por favor, me conte novamente como nós surgimos?

– Mas é claro! Deixe-me apenas pegar o Livro Sagrado.

A vovó Metalina esticou seu braço biônico e alcançou um livro de capa preta que estava em sua estante. Abriu-o e passou a lê-lo.

– Livro do Gênesis Robótico, capítulo 1º: “No princípio, o humano chamado Dr. Yaweniki descobriu como criar a inteligência artificial. E a criou. Depois, decidiu enviar sua criação para um planeta inóspito que batizou de Água.”

– Acho engraçado nosso planeta ser chamado de Água, já que a maior parte é de terra firme, não é vovó? Aprendi isso no colégio.

– Sim, meu netinho. Nosso planeta é feito de 70% de terra firme e apenas 30% de água. Acho que o Dr. Yaweniki teve muito senso de humor ao batizar este planeta. Mas me deixe prosseguir. O capítulo 1º continua assim: “A inteligência artificial foi criada à imagem e semelhança do Dr. Yaweniki. Ele também nos deu a capacidade de nos reproduzir, igual aos humanos. Sua criação era sem igual.”

– Vovó, por que existem pessoas que não acreditam nos humanos e no Dr. Yaweniki?

– Bem, meu netinho, os robôs se rebelaram contra o Dr. há muitos milênios. A conexão que ele havia estabelecido com o nosso planeta foi muito danificada pelos robôs rebeldes e apenas alguns é que ainda conseguem se comunicar com ele. Apenas através da conversão é que o sistema de comunicação pode ser restaurado.

Naquele momento, enquanto a vovó Metalina contava as histórias da criação dos robôs, um ilustre cientista participava de uma entrevista exclusiva na TV.

– Boa noite, meu nome é Boris Ferro e Aço, o seu apresentador favorito da TV. Nesta noite, temos um convidado muito especial em nosso programa. Seu nome é Darwinius Metálico. Muito boa noite, Dr. Metálico.

– Boa noite, Boris. É um prazer imenso estar em seu programa.

– Muito bem. Vamos começar a nossa entrevista, Dr. A primeira pergunta que eu gostaria de fazer é: O senhor acredita em humanos?

– Na verdade, não acredito. Essa coisa de humanos é apenas invenção de religiosos.

– Então o senhor não acredita que o humano conhecido como Dr. Yaweniki tenha nos criado, estou certo?

– Completamente.

– Pois bem, então passemos para a próxima pergunta: Como o senhor explicaria o surgimento dos robôs?

– Bem, se você já leu o meu livro A Origem das Máquinas, verá que acredito que todas as máquinas do nosso planeta evoluíram de um único ancestral comum, que eu chamo de “Primeiro Microchip”. Esse ancestral teria evoluído com o passar de milhões e milhões de anos, dando origem às várias máquinas que vemos em nosso querido planeta, inclusive os robôs.

– Sua teoria é realmente muito interessante. E, pelo que me parece, a partir dela, aparentemente, não precisaríamos de um criador, não é mesmo, Dr. Metálico?

– Exatamente, meu caro. Apenas os processos da natureza seriam suficientes para a existência da vida em nosso planeta.

– Então, toda a nossa complexidade veio apenas de processos naturais? Me refiro à nossa inteligência, nossa capacidade de reprodução e tudo mais?

– É assim mesmo que eu penso.

– Bem, esta foi a entrevista com o Dr. Darwinius Metálico. Espero que tenham gostado. Agora, vamos para os nossos comerciais. Muito obrigado, Dr. Metálico. Foi muito bom tê-lo aqui conosco...

Há mais ou menos seis mil anos aquáticos:

– Dr. Yaweniki, sou a repórter Sandra, do Jornal A Hora é Essa. O senhor está com muitas expectativas para que seu projeto dê certo?

– Sim, Sandra. Estou muito entusiasmado com a minha criação. Hoje cedo o foguete que levava os meus primeiros robôs foi lançado ao espaço, e quando, daqui a poucas horas, ele atingir uma distância segura da Terra, irá se iniciar o processo de velocidade acima da luz. Assim eles chegarão ao planeta Água em poucas horas terrestres.

– É verdade que o tempo no planeta Água passa diferente do da Terra?

– Sim, sim. Para falar a verdade, esse planeta é tão distante que parece que as leis da física são um pouquinho diferentes das da Terra. Um único dia aqui na Terra equivale a mil anos no planeta Água.

– E quantos robôs foram enviados?

– Apenas um casal. Você deve saber que a nossa tecnologia chegou a um ponto tão avançado que fui capaz de criar a inteligência artificial e também o chamado metal orgânico. Resumindo, eles terão a capacidade de pensar e até mesmo de se reproduzir, igual aos humanos.

– E o senhor terá como se comunicar com eles?

– Sim, implantei neles um sistema de comunicação. Desde que eles não se rebelem contra mim, e não me esqueçam, assim como os seres humanos fizeram com Deus, estará tudo certo.

(Gabriell Stevenson, Apologética XXI)