quarta-feira, setembro 21, 2016

Os adventistas e a doação de sangue

Um ato de amor inspirado em Jesus
Os adventistas do sétimo dia seguem princípios bíblicos quanto à alimentação, e isso tem se mostrado uma vantagem mundial, em se tratando de saúde e longevidade (confira aqui, aqui e aqui). A Bíblia apresenta uma série de princípios alimentares que nos ajudam a ter mais saúde a viver mais e melhor (confira aqui, aqui e aqui). Porém, até mesmo uma coisa boa pode ser levada a um extremo prejudicial e muitas vezes mortal. Por exemplo, um adventista não come carne de porco (Lv 11:7; Dt 14:8), mas, se ele chegar ao extremo de se recusar a fazer uma cirurgia cardíaca por ter que utilizar uma válvula de origem suína, estará na categoria de cristãos zelosos sem entendimento (Rm 10:2).

Algumas pessoas e religiões pensam estar sendo zelosas em um ponto, enquanto na realidade podem estar sendo zelosas sem entendimento. Podem ter deixado de lado a Palavra de Deus e o bom senso. Pensam até estar fazendo algo verdadeiramente lógico, quando, na verdade, trata-se de incoerência e até ignorância deliberada.

Quando Deus proíbe o uso de algo como alimento, é exatamente isso o que Ele está fazendo: proibindo como alimento. Não devemos ir além do que Está Escrito (1Co 4:6), com nossos raciocínios e suposições meramente humanos, e desenvolver toda uma doutrina baseada no nada revelado por Deus na Bíblia. Seguir procedimentos ou obedecer a restrições não bíblicas é um absurdo, é algo ilógico. E o pior de tudo é quando essas restrições implicam na morte de alguém.

O personagem bíblico citado em Josué 11, chamado Jefté, fez um voto que implicaria a morte de alguém de sua família, e fez isso para homenagear a Deus. Esse voto foi feito de forma totalmente contrária à vontade do Senhor. Porém, Deus não vai nos impedir de executar nossas conclusões absurdas resultantes de um zelo sem entendimento. Por essa razão, devemos sempre ter um claro “Assim diz o Senhor”. De modo especial quando se trata de uma questão de vida ou morte. Seguir deduções humanas fantasiosas sempre foi algo contrário à vontade de Deus.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia, por exemplo, segue restrições alimentares quanto ao uso de sangue na alimentação. A Bíblia é clara quanto a isso (Gn 9:4; Lv 17:14; At 15:20). Devemos, sim, nos abster do uso de carnes sufocadas (uso da carne de animais que não foram devidamente sangrados) e do sangue (uso na alimentação do sangue dos animais que foram sangrados). Nem a carne com sangue nem o sangue devem ser utilizados como alimento. Os textos claramente que se referem à questão alimentar.

Por isso a Igreja Adventista realiza intensas campanhas em favor da vida, pela doação de sangue, como o “Vida por Vidas” (veja este vídeo). Milhares de vidas têm sido salvas pelas ações dos adventistas do sétimo dia. Somos conhecidos por essas ações em favor do semelhante (confira aqui). 

Vidas são salvas pela correta interpretação da Bíblia; quando não se vai além do que Está Escrito. Porém, outros religiosos acreditam que deixar um necessitado de sangue morrer seja a única opção aceitável por Deus nesses casos. A Igreja Adventista não pensa dessa forma e condena tal interpretação, por considerá-la equivocada, ilógica e de consequências desastrosas.

A Bíblia diz, em João 13:35, que devemos ter amor uns pelos outros e que os discípulos de Jesus serão reconhecidos por esse amor ao próximo. E Gálatas 5:23 nos diz que contra o amor não existe lei. Não existe nenhuma lei que tenha força maior ou suficiente para proibir o ato de salvar vidas.

O melhor exemplo é o santo sábado para um adventista (Êx 20:8-11). Mesmo esse dia especial, que faz parte dos dez mandamentos escritos pelo dedo de Deus (Êx 31:18), não pode ser desculpa ou motivo de alegação para se deixar de salvar vidas. Jesus demonstrou inúmeras vezes que salvar vidas está acima da lei. Pois o cumprimento da lei é o amor (Rm 13:10). Na realidade, a essência de qualquer lei de Deus é o amor.

Amar é se doar
Jeová não criou lei alguma que obrigasse Seus seguidores a ter que deixar alguém morrer por falta de transfusão de sangue, por exemplo. Essa conclusão é ilógica, absurda, não bíblica e desumana. Aquele que sabe fazer o bem e não faz, comete pecado, diz Tiago (4:17). Esse texto é suficiente para desfazer qualquer mal-entendido sobre esse assunto.

Não se deixe enganar idolatrando qualquer organização religiosa que desrespeite a Palavra de Deus e ensine seus membros a deixar morrer alguém que necessite de sangue (veja aqui e aqui). A Bíblia diz claramente que devemos nos abster de carne com sangue e/ou do sangue como alimento. O sangue não é próprio para a alimentação. Esse é o ponto. Nada além disso.

Os discípulos de Jesus são conhecidos pelo amor ao próximo dando, se necessário, a vida (sangue), e não por deixar as pessoas morrer de forma desumana.

Seja um discípulo de Jesus. Doe sangue.

(Vanderlei Ricken é bibliotecário)