segunda-feira, maio 18, 2020

O mapa-múndi ao longo dos séculos

O mapa-múndi moderno é o resultado de milênios de expedições e explorações, compiladas por centenas de estudiosos de vários continentes ao longo do tempo. Dentre as centenas de mapas-múndi que existiram é possível destacar alguns que foram marcos para os séculos que vieram. Em 150 d.C. o matemático e astrônomo grego Ptolomeu, em Alexandria, Egito, foi o primeiro a usar posições de latitude e longitude baseado em observações astronômicas para formular um mapa do então mundo conhecido. O livro de Ptolomeu Geografia é um conjunto de oito volumes com conhecimentos científicos grego-romanos que lista as posições de 6.345 lugares. 

Em 1375, o cartógrafo espanhol Abraão Cresques utilizou o trajeto de diversos mercadores que viajaram além do Mediterrâneo, do Mar Negro e do norte do Atlântico para formular um dos mapas mais corretos do fim da Idade Média. O trabalho de Abraão só foi possível graças aos estudos de Maomé Idrissi, que dois séculos antes foi o primeiro a compilar um mapa baseado no relato de viajantes e mercadores, fugindo dos mapas tradicionais que apenas representavam o mundo por meio dos locais descritos na Bíblia.

Em 1489, Henrique Germano, em Florência, Itália, utilizou fontes do mercador Marco Polo que viajou até a Ásia, e das viagens do português Bartolomeu Dias, que navegou em volta do continente africano para formular um dos primeiros mapas que abrangia o sul da África. Navegadores já sabiam como calcular latitudes usando o Sol, mas não a longitude, o que os tornava incorretos nessa medida.

Em 1599, Edward Wright, em Londres, Inglaterra, aprimorou a então projeção de Mercator, a preferida pelos navegadores. Levando em consideração a posição da curvatura da Terra, seu mapa foi um dos mais corretos da Idade Moderna, que incluiu o Novo Mundo, com regiões como o Rio da Prata, o Rio Amazonas, a Groenlândia e o Japão.

Com a invenção do cronômetro marítimo em 1760, navios finalmente conseguiram corrigir sua posição de acordo com a longitude. Depois que a família Cassini calculou o tamanho exato da França com um processo de triangulação em 1740, diversos estados europeus começaram a promover algo semelhante com seu próprio país. Jacques Bellin, em Paris, compilou todos esses dados e mais informações sobre o Novo Mundo, criando o primeiro mapa moderno do mundo.

Em 1832, o Stieler foi um dos mais famosos atlas europeus. Formulado por Adolf Stieler, em Gotha, Alemanha, a única região que não foi inserida foi a Antártica, que seria explorada apenas um século mais tarde. 

Fontes: https://bit.ly/2LC9Whm e https://bit.ly/2LCcook

Nota: E os terraplanistas ainda acham que "descobriram a roda"...