quinta-feira, julho 03, 2014

Criança judia em propagandas nazistas

Uma perfeita "ariana"
Hessy Taft é este lindo bebê que aparece na foto [ao lado]. A imagem foi usada em uma propaganda nazista para mostrar como seria o “bebê ariano perfeito”. Mas Hessy Taft é de família judia. “Eu dou risada disso hoje, mas se, na época, os nazistas descobrissem, eu não estaria viva”, contou Taft, em entrevista ao jornal alemão Bild. Na época da foto, Hessy tinha seis meses - hoje, está com 80 anos. Mas como uma foto de um bebê judeu foi parar em uma propaganda nazista? A mãe de Hessy, Pauline Levinsons, levou sua filha para tirar um retrato em 1935, na cidade de Berlim. O fotógrafo, Hans Ballin, enviou a imagem para uma revista de propaganda nazista “para a família”, a Sonne ins Hause. E a foto foi parar na capa. Confrontado posteriormente pelos Levinsons, Ballin admitiu que inscreveu de propósito a foto de Hessy em um concurso para eleger o bebê ariano mais bonito. “Queria fazer os nazistas parecerem ridículos”, teria dito o fotógrafo. 

Missão cumprida. A foto de Hessy não apenas foi publicada na revista, como também em cartões postais com mensagens nazistas. Diz a “lenda” que a foto teria sido especialmente selecionada pelo Ministro de Propaganda nazista, Joseph Goebbels.

E Hessy? Por medo de descobrirem a farsa, a família da garota a manteve escondida durante sua infância inteira. Afinal, se os nazistas reconhecessem a criança, isso significaria morte certa. Por sorte, eles nunca ficaram sabendo.