Projeto da Templeton Foudation patrocina a BioLogos com quase cinco milhões de dólares. O objetivo declarado é “solicitar propostas e conceder subsídios para cerca de 50 projetos acadêmicos, líderes religiosos e organizações paraeclesiásticas” para atingir “uma ampla gama de denominações cristãs”. Segundo eles, “cada projeto produzirá materiais relevantes para a igreja e leigos” e “ajudará a rede de beneficiários do subsídio entre si e com outros líderes por meio de workshops anuais”. E eis o arremate que demonstra o propósito principal: “Os bolsistas produzirão centenas de vídeos, artigos, livros, palestras, workshops e sites”, para, segundo eles mesmos, “aumentar muito a visibilidade” do modelo do criacionismo evolucionário (conhecido popularmente como “evolução teísta”) entre estudantes, pastores e leigos.
O que é isso, senão
uma campanha milionária de “lavagem cerebral” específica para pastores, líderes
e estudantes evangélicos? A estratégia “cavalo de Troia” parece bem evidente,
não? (Confira aqui, no site da Templeton.)
No Brasil, a entidade conhecida como Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2) é parceira da Templeton. O evoteísmo, na verdade, trata-se de um golpe na Bíblia e no criacionismo, unindo péssima ciência com péssima teologia. Leia aqui o dossiê escrito pelo Dr. Marcos Eberlin.
Leia também: “Instituição evoteísta faz ataque silencioso ao criacionismo” e "O avanço do evolucionismo teísta no Brasil"