quinta-feira, julho 10, 2008

Austrália blinda papa contra manifestantes

Uma nova lei vai permitir que as autoridades australianas proíbam, e eventualmente prendam, pessoas que provocarem os fiéis e peregrinos que estiverem em Sydney durante a visita do Papa no fim de julho, [informou ontem] a agência AP. [Na foto ao lado, Edan Bates participa de protesto contra lei que proíbe as pessoas de perturbarem os eventos relacionados à visita do papa Bento XVI ao país. Na camiseta se lê: "Deus não existe".] A nova regulamentação prevê multa de até US$ 5,3 mil (R$ 8,5 mil). A reação popular foi imediata e a cidade recebeu um pequeno protesto de um grupo que fez pouco caso da nova lei. Na manifestação cartazes e camisetas questionavam a existência de Deus.

O papa Bento XVI desembarca em Sydney no dia 15 de julho para participar do Dia Mundial da Juventude que acontece na cidade até o dia 20. O evento espera atrair pelo menos 125 estrangeiros.

(Terra)

Nota: Para blindar o papa de manifestações contrárias aos seus interesses e idéias, os líderes australianos solapam a liberdade de expressão (um prenúncio do que está por vir?). A atitude é semelhante ao que fez a SBPC, ao proibir a participação de um cientista em um encontro na Unicamp, pelo simples fato de que ele iria apresentar as insuficiências epistêmicas do darwinismo, que vem sendo igualmente blindado contra as críticas.[MB]