A NASA divulgou em seu site dois vídeos no mínimo curiosos. Neles há dicas de preparo para uma eventual emergência ou catástrofe. A intenção é ajudar os funcionários a salvar suas respectivas famílias, e quem faz o apelo é o administrador Charles F. Bolden Jr. Segundo ele, a NASA é uma “família” que tem de se preparar para todo tipo de emergência. O segundo vídeo detalha a preparação de um plano de resgate da família, em caso de emergência local ou nacional. E diz: “Como membro da família NASA, você fará qualquer coisa para que seus entes queridos estejam seguros; preparará com eles um plano de segurança para ser usado em caso de emergência local ou nacional, quer esteja na NASA, em casa ou na estrada.” E sugere:
Antes da fuga: faça um inventário.
1. Para sair do escritório: tenha barras de cereais, água, medicamentos, sapatos confortáveis e algumas coisas que lhe permitam aguentar algum tempo.
2. Em casa: tenha um estoque para sete dias. Garrafas de água, comida fácil de preparar e outras coisas que você precise em caso de ruptura prolongada dos serviços públicos. Dê atenção extra para lanternas e pilhas, rádio portátil, aquecimento auxiliar e algo com que cozinhar os alimentos. Tenha ferramentas para consertos de emergência.
3. No carro: deve-se ter sempre pelo menos metade do tanque com combustível. Certifique-se de que os níveis de óleo estejam bons e a pressão dos pneus correta.
4. Kit de emergência portátil: deverá conter cobertores, jogos para as crianças, bastante água engarrafada e barras de cereais.
Planeje como entrar em contato com sua família, caso estejam separados. Desenvolva seus planos.
1. Tenha um contato fora do Estado em que você mora. Informações atuais e confiáveis não estarão necessariamente disponíveis, então, use seu bom senso para avaliar a situação e, quando possível, acompanhe as notícias na TV, rádio e internet.
2. Se for necessário abrigar-se em casa: (a) feche as portas, janelas e aberturas; (b) desligue ventiladores, ar condicionado e aquecimento; (c) leve seu saco de emergência e vá para uma peça fechada com tão poucas janelas quanto possível.
3. As circunstâncias podem fazer com que você tenha que deixar sua casa urgentemente:
- Escolha vários destinos em diferentes direções.
- Mas, primeiro, esteja pronto para se encontrar numa casa ou em outro lugar num local pré-determinado fora do seu bairro.
- Desligue a água e o gás.
- Tenha rotas de evacuação alternativas, especialmente se você não tiver carro; informe-se sobre outros meios de transporte.
- Leve seu saco de emergência e feche a porta à chave.
- Lembre-se de que o tanque de combustível deve estar pelo menos pela metade.
- Leve seus animais de estimação, mas lembre-se de que nos centros de acolhimento são aceitos apenas os animais de “serviço”.
- Ligue ou mande um e-mail para seu contato fora do Estado; dê-lhe seu destino e rota.
Você desenvolveu seu plano, está na hora de aplicá-lo.
Missão de Segurança – prepare-se: prepare a lista dos seus equipamentos de emergência. Confira o que você tem e compre o que precisa. Quando possível, pegue suplementos como pilhas; alguns itens essenciais poderão não estar disponíveis no seu local de destino. Não espere, vá às compras hoje. A segurança da sua família pode depender disso. É claro que nenhum plano funcionará se as pessoas não souberem seu papel: para onde vou, quem vou encontrar, etc. Garantir que todos saibam o que fazer em qualquer cenário.
Inicie – ponha o seu plano em prática: como os astronautas que reveem e repetem várias vezes o que devem fazer, você precisa praticar e ensaiar seu plano familiar até que se torne naturalmente familiarizado com ele. Para que todos estejam prontos, faça exercícios todos os meses. Se o inesperado acontecer, todos ficarão felizes por você ter pensado e planejado.
Então, lembre-se:
1. Antes da fuga – faça um inventário
2. Missão – desenvolver seus planos
3. Missão de segurança – prepare-se
4. Inicie – ponha seu plano em prática
Você se sentirá mais seguro, sabendo que fez o que pôde para que sua família e sua família da NASA estejam seguras.
(Fonte: www.nasa.gov)
Nota: Fiquei pensando cá com meus botões: O que esses caras sabem que a gente não sabe? Mas depois me tranquilizei pensando: eu sei de algo que parece que eles não sabem...[MB]