quarta-feira, fevereiro 09, 2011

União da Ilha precisa reconstruir enredo sobre Darwin

Uma das três escolas afetadas pelo incêndio ocorrido na manhã desta segunda-feira (7), a União da Ilha preparava carros e fantasias para contar o enredo “O mistério da vida”, do carnavalesco Alex de Souza. De acordo com a programação das ligas das escolas de samba, ela deve ser a primeira a desfilar na segunda-feira (7), às 21h. O diretor de barracão da escola, Luis Carlos Barros Riente, informou que as chamas destruíram 98% das fantasias e um carro alegórico. “Não temos seguro e cada escola tem sua Brigada 24 horas por dia”, explicou ele. A União da Ilha tinha escolhido fazer uma viagem no tempo para contar a evolução da espécie e as viagens do naturalista inglês Charles Darwin. A escola planejava desfilar com 3,5 mil componentes, divididos em 32 alas. O objetivo da agremiação é falar de ciência, mas de uma maneira descontraída.

A infância de Darwin deve ser retratada no primeiro setor. A escola pretende mostrar o interesse prematuro do cientista pela natureza antes mesmo da expedição. Em seguida, o carnavalesco planeja fazer uma ligação com o início da vida, a origem do universo. Com réplicas de fósseis de dinossauros, o abre-alas deve trazer vulcões e o escudo da escola.

Uma das 32 alas havia sido planejada com destaque: centenas de pessoas devem representar células nas cores da escola: azul, vermelho e branco. O fogo e água estarão presentes nas fantasias da porta-bandeira Patrícia e do mestre-sala Ronaldinho.

Peixes, cavalos marinhos, águas-vivas e moluscos são alguns seres do oceano planejados para o segundo carro alegórico, que deve representar a água como berço da vida. No meio desse mar é aguardado o navio Beagle, usado por Darwin em sua expedição. Segundo o carnavalesco, é uma forma de cruzar duas histórias: a evolução das espécies e a vida do cientista. [...]

Os primatas e toda a evolução do homem devem fechar o desfile da União da Ilha com o dilema da fé e a ciência. O ator Alexandre Nero, que interpretou o personagem Gilmar da novela “Escrito nas estrelas” da TV Globo, será Charles Darwin.

(G1 Notícias)