segunda-feira, dezembro 07, 2009

Peta extrapola em nova campanha

A nova campanha da Peta (People for the Ethical Treatment of Animals), que mostra a ex-coelhinha da Playboy Joanna Krupa nua, com asas de anjo, auréola e um crucifixo gigante tampando seus seios e genitália, enfureceu a igreja católica. A foto angelical foi usada pela entidade de proteção aos animas, para promover a campanha de adoção de animais abandonados, e tem como slogan a frase: “Seja um anjo para os animais. Nunca compre, sempre adote.” Mas, a igreja não gostou, mesmo que a campanha seja para proteger seres vivos indefesos.

A Peta faz campanhas controversas e chocantes, porque seu objetivo é chamar a atenção do maior número de pessoas possível. Mas, por mais bem-intencionada que seja a causa, ainda pode ser criticada. A igreja alegou que a entidade usou imagens de cunho religioso de forma totalmente inadequada.

“Esta é mais uma ocorrência de desrespeito para com a cristandade e outro exemplo de abuso que não deveria ocorrer com qualquer religião, porque a reação será imediata e tão intensa, que forçará as pessoas por trás disso a se retratarem rapidamente”, disse Deal Hudson, editor do site InsideCatholic.com à Fox News. (...)

(Terra)

Nota: Não é de hoje que a Peta procura chamar atenção para suas campanhas por meio de publicidade extravagante. Volta e meia, vale-se de modelos nuas ou coloca gente despida em locais públicos com a justificativa de se tratar de uma boa causa a que eles defendem. Sim, a causa é boa: vegetarianismo, defesa dos animais, não uso de peles como vestuário, etc. Mas os meios de divulgação lançam descrédito e tiram a seriedade da coisa toda. Agora, com esse anúncio quase blasfemo, tudo o que eles conseguirão é atrair a antipatia de quem poderia estar do lado deles: os religiosos.[MB]