quarta-feira, junho 18, 2008

Aumenta prisão de blogueiros em todo o mundo

Deu na BBC Brasil: “Mais e mais blogueiros estão sendo presos em todo o mundo por expor abusos dos direitos humanos ou criticar governos, segundo o relatório anual Acesso Mundial à Informação (WIA, na sigla em inglês), produzido pela Universidade de Washington. Desde 2003, 64 pessoas foram presas por expor suas idéias em um blog, afirma o relatório, e no ano passado, o número de blogueiros presos por relatar questões políticas triplicou em relação ao ano anterior. ... O relatório ainda reconhece que o número de presos pode ser muito mais alto, já que, em muitos casos, é difícil verificar se foi realizada uma prisão, e quais as acusações envolvidas.

“Segundo o relatório, a maioria dos blogueiros foi presa por denunciar corrupção no governo, abusos dos direitos humanos ou a repressão de protestos. Eles criticam políticas públicas e dão os nomes dos políticos envolvidos. O relatório diz que o aumento do número de prisões se deve ao fato da ‘crescente’ importância política dos blogs. O documento afirma que as prisões tendem a aumentar em tempos de ‘incertezas políticas’, como eleições gerais ou durante grandes protestos. ...

“O documento ainda comenta que não são apenas os governos de países do Oriente Médio ou da Ásia que adotam medidas contra a publicação de opiniões on-line, e afirma que nos últimos quatro anos também foram presos blogueiros britânicos, franceses, canadenses e americanos.”

Bem, pelo menos ainda não estou escrevendo de uma cadeia. Por quê? Porque, além de blogueiro, sou criminoso, segundo o Marcelo Gleiser.