A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) declarou guerra aos comerciais de cerveja. Decidiu entrar com medidas que levem a uma uniformização da legislação de comerciais de bebidas alcoólicas (que, na legislação em vigor, é dividida em bebidas de baixo e alto teor alcoólico). Segundo informações do site Propaganda & Marketing, “o pacote de mudanças da Anvisa integra a nova Política Nacional de Álcool e Drogas do Governo Federal. Nela, estão previstas, entre outras medidas, a proibição de comerciais de bebidas alcoólicas das 6h às 21h, a obrigatoriedade de exibição de frases afirmativas mais incisivas sobre os riscos do consumo de álcool e, por último, a sugestão feita na semana passada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, de proibir a presença de pessoas famosas, artistas e atletas em campanhas publicitárias desses produtos”.
O alcoolismo é uma doença triste que muitas vezes começa com um “singelo” e “inocente” anúncio de cerveja. Se a sociedade conseguir que o projeto de lei que altera a Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996, e que “dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas”, seja aprovado, já será um grande passo – assim como aconteceu na proibição de anúncios de cigarros..
A briga é boa. Interesses poderosos estão em jogo. E a saúde de nossa juventude também.
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Colaboração: Cláudio Lima