sexta-feira, dezembro 14, 2012

Líderes criacionistas se unem em plano de ação

Foi criado nesta quinta-feira, dia 13, em Brasília, o pioneiro Consórcio Criacionista Adventista. O grupo foi organizado para promover a implantação de um conjunto integrado de ações destinadas a disseminar o criacionismo no Brasil, no âmbito da América do Sul e em outras regiões. Foi assinado um Protocolo de Intenções entre a Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia (sede geral dos adventistas para oito países sul-americanos), o Núcleo de Estudos das Origens (NEO) do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), a subsede brasileira do Geoscience Research Institute (GRI Brasil), a Sociedade Criacionista Brasileira (SCB) e o Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia. Na prática, haverá mais pesquisa criacionista, maior número de publicações na área e visibilidade nos meios de comunicação dos materiais científicos produzidos.

O Protocolo prevê assembleias com representantes de todas essas entidades, as principais criacionistas no País atualmente. Além disso, foi montado um planejamento de atividades integradas para os próximos dois anos. Ficou acertado, por exemplo, que haverá investimento em pesquisa de campo na área de criacionismo nos próximos anos. Na área editorial, está prevista a publicação de várias obras impressas que ajudarão a fortalecer os conceitos criacionistas. Vários vídeos, alguns deles com linguagem voltada para adolescentes e jovens, inclusive, deverão ser produzidos com temáticas sobre criação e dilúvio.

Outra preocupação dos participantes do Consórcio foi a de planejar um projeto piloto para capacitação de docentes, com plano pedagógico para a utilização do livro-texto Criação – Criacionismo Bíblico. “Esse é um passo muito importante, pois o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia que tem total relação com a nossa missão como adventistas do sétimo dia”, afirma o professor Edgard Luz, diretor da Rede de Educação Adventista para oito países sul-americanos.

Para o presidente da SCB, Ruy Vieira, a iniciativa é necessária e oportuna, pois significa conjugação de esforços para promoção do criacionismo. O secretário geral da entidade, o advogado Hipólito Remigio, ressalta que a união desse grupo resultará em diminuição da duplicação de atividades. As entidades e instituições participantes vão cooperar dentro da sua esfera de atuação. O coordenador do NEO, Marcos Natal Costa, comemorou a assinatura do Protocolo de Intenções e destacou que é um momento histórico, pois nunca antes houve a reunião das principais lideranças criacionistas em torno de um plano de ação comum. Nahor Neves de Souza Jr., que coordena a subsede Brasileira do GRI, comemorou o encontro, especialmente por causa da possibilidade de incremento e incentivo à pesquisa científica criacionista.

O documento foi assinado pelo presidente da Divisão Sul-Americana, pastor Erton Köhler, pelo tesoureiro da instituição, pastor Marlon Lopes, pelo vice-presidente, pastor Almir Marroni, entre outros representantes das entidades relacionadas ao assunto. O Consórcio terá continuidade com reuniões regulares para que as metas gerais propostas se concretizem. O pastor Köhler ressaltou que a Igreja Adventista vai investir mais na área de criacionismo e que a criação de um Consórcio é algo estratégico para a organização, especialmente no cumprimento da missão evangelística.

(Felipe Lemos, ASN)